Últimas notícias

A prosa de Mário de Sá-Carneiro, nos 100 anos da sua morte

Assinalando o centenário do autor, a D. Quixote apresenta num volume de quase 500 páginas uma seleção representativa da sua prosa e uma cronologia biográfica por Fernando Pinto do Amaral.

Por ocasião do centenário da morte de Mário de Sá-Carneiro (1890-1916), a D. Quixote acaba de lançar Prosa, um volume de 495 páginas que reúne “o essencial da prosa de Mário de Sá Carneiro, autor maior do modernismo português, a par do seu amigo Fernando Pessoa”, como se lê na contracapa do livro.

Este volume, que, tal como a Antologia Poética (também publicada pela D. Quixote), foi organizado pelo professor Fernando Pinto do Amaral, inclui os contos que Mário de Sá-Carneiro publicou, na sua juventude, na revista Azulejos, assim como Princípio, que foi o seu primeiro livro de contos. Estão ainda aqui as suas narrativas maiores, A Confissão de Lúcio (que José Régio considerou ser uma obra-prima) e Céu em Fogo, excluindo-se assim, como a edição esclarece, “textos dispersos que não assumem grande relevância no conjunto da obra do autor”.

O livro junta ainda uma cronologia biográfica assinada por Fernando Pinto do Amaral, que, no prefácio, publicado na Antologia Poética, afirmava que este escritor desempenhou “um papel absolutamente ímpar” na nossa história literária, já que, “em meia dúzia de breves anos de escrita, legou-nos um universo cujo poder mágico continua a subjugar-nos, a fascinar novas gerações de leitores e a mostrar uma singularidade celebrada”.

Mário de Sá-Carneiro, que foi um dos diretores da revista Orpheu (que lançou os seus dois números em 1915), suicidou-se em Paris faz hoje cem anos. Foi a 26 de abril de 1916, procurando a morte num quarto de hotel, perto das oito da noite, depois de tomar cinco frascos de arseniato de estricnina. Foi sepultado três dias depois no cemitério de Pantin. – N.G.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: