Últimas notícias

O nosso tempo, ao som de dois violinos

Texto: NUNO GALOPIM

As irmãs Chun apresentam, pela Harmonia Mundi, uma peça nova de Nico Muhly expressamente composta para si e arranjos recentes (e inéditos) para duas obras de Philip Glass.

Duas irmãs violinistas, Angela e Jennifer Chun, que sempre revelaram um interesse grande pela música do século XX e do presente, juntam a um catálogo no qual têm já gravações de obras de Shostakovich ou Martinu, um conjunto de obras que juntam dois antigos colaboradores. Isto porque, durante algum tempo, e em início de carreira, Nico Muhly trabalhou diretamente com Philip Glass nos estúdios que o veterano detém em Nova Iorque. Neste novo disco que as manas Chun editam pela Harmonia Mundi, somos presenteados com obras ou arranjos expressamente criados para as duas.

Compostos em 2014 para as duas violinistas, Four Studies, de Nico Muhly, traduz sinais de um lirismo claro que tem cruzado muita da obra recente do jovem compositor, não dispensando contudo o assinalar de marcas de contemporaneidade, sobretudo numa discreta cenografia para teclas (asseguradas neste registo pelo próprio Muhly), que ilumina as contribuições das duas violinistas.

Além da música de Nico Muhly este disco inclui novos arranjos, criados em 2014 por Alexandra du Bois, de peças de Philip Glass. In The Summer House era, na origem, uma peça de 25 minutos para violino, violoncelo, voz e sintetizadores, criada em 1993 para uma adaptação teatral de um conto de Jane Bowles e que, na sua versão de palco, podemos ouvir no álbum Theatre Music – Volume 1, que Philip Glass lançou na sua própria editora: a Orange Mountain Music. Já Mad Rush, de 1979, pensada como peça para piano ou órgão, conheceu a sua interpretação “canónica” no álbum Solo Piano, que Glass editou em 1989 e é, hoje, uma das peças do repertório instrumental do compositor com mais gravações por vários intérpretes.



Angela e Jennifer Chun
Philip Glass “In The Summer House” / “Mad Rush”
Nico Muhly “Four Studies”
CD Harmonia Mundi

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: