Últimas notícias

Entre os bastidores da força

Texto: NUNO GALOPIM

A edição em Blu-ray de “Star Wars: O Despertar da Força” inclui uma multidão de extras que reforçam o modo como o realizador J.J. Abrams procurou ser ao mesmo tempo inovador e fiel às origens da saga.

Se o filme era o mais esperado por muitos em finais de 2015, a chegada da edição em Blu-ray também não passou a leste das atenções. E se em dezembro ficara claro que J.J. Abrams fora a escolha certa para o filme certo, reativando a essência visual da trilogia original num filme que assegurava a continuidade de toda a mitologia entretanto criada, estabelecendo ainda pontes credíveis entre a “geração” original e todo um novo conjunto de atores e personagens, à nova edição a surpresa cabia essencialmente aos conteúdos extra. E convenhamos que poucas vezes se fala de extras como sucedeu nas semanas que antecederam o lançamento de Star Wars: O Despertar da Força em home vídeo.

A pièce de résistence do disco de extras é o documentário Segredos da Força: Uma Jornada, um “filme” de cerca de 70 minutos que mergulha nos bastidores da produção do filme, levando uma câmara curiosa (e nós atrás dela) através dos ambientes de rodagem, reuniões, gabinetes onde bonecos e ideias iam nascendo, apresentando os atores ou grandes protagonistas um a um, escudando-os em entrevistas e observando-os depois em sequências de trabalho. É curiosa, e muito indicadora de quão a coisa caminhou para longe do controlo do criador da saga, a forma como a presença de George Lucas se resume, neste documentário, às imagens em que o vemos a assinar o acordo com a Disney, à qual vendeu a Lucasfilm. E posto isso, passado o testemunho, a história de Star Wars seguiu o seu caminho. Para longe, bem longe, daquele a que Lucas levara as narrativas e imagens numa pouco inspirada segunda trilogia que vendeu bilhetes como pães quentes, mas que não chega aos calcanhares nem dos três filmes originais nem do patamar em que este novo filme de J.J. Abrams entretanto a reposicionou.

Além deste documentário, os extras mais “apetitosos” de que já haviam até sido mostradas imagens em teasers levavam-nos ora à (célebre) reunião de primeira leitura do guião e a sequências cortadas. O pequeno olhar sobre a sessão de leitura, da qual nasceu há cerca de um ano a primeira grande imagem do novo elenco, sabe na verdade a pouco… Teria graça ouvir um pouco mais do que ali aconteceu… Mas já sabe bem ouvir Mark Hamill a abrir a leitura. E alguns dos novos atores a comentar o respetivo overacting… Já os extras, mesmo mostrando um deles uma imagem de Kylo Ren na nave do pai, deixam uma vez mais uma nota sobre o trabalho de quem faz a montagem: o melhor fica quase sempre no filme!

Há depois pequenas featurettes focando detalhes do making of de alguns elementos do filme. As que ilustram a criação de BB8 ou dos “monstros” que encontramos no bar de Maz Kanata (e quem não viu ali os herdeiros da Cantina Band de Mos Eisley?) sublinham a busca de materialidade por oposição ao poderio digital usado pelos filmes da segunda trilogia. Ao mesmo tempo a cena da luta na neve e o trabalho de efeitos visuais, explorados em outros pequenos filmes, lembram como houve novamente tecnologia de ponta a ser aqui usada. Um outro curto olhar sobre a música de John Williams reforça a presença do DNA primordial que J.J. Abrams procurou trazer novamente a Star Wars.

E agora? Por um lado esperamos por Rogue One, que chega em dezembro. E podemos pegar no disco 1 e rever, uma vez mais este filme. Já quem tem apenas leitor de DVD não pode senão rever o filme. Os extras são coisa gourmet só para carteiras HD.

 

2 Comments on Entre os bastidores da força

  1. Uma excelente oportunidade para rever o mega-sucesso do ano passado: http://www.segundotake.com/podcast/2015/12/20/episodio10

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: