Últimas notícias

Há novos heróis na banda desenhada franco-belga!

Texto: NUNO GALOPIM

Ao cabo de dois magníficos álbuns com alma de thriller, a dupla Kaplan & Masson e o seu criador, o francês Jean-Christophe Thibert, são nomes a merecer já um lugar de destaque no panorama atual da nona arte.

Há quem lhe chame já o novo herói da linha clara e convenhamos que, apesar da obra ainda relativamente curta na BD, o francês Jean-Christophe Thibert mostrou já argumentos a seu favor. Começou por trabalhar como ilustrador, sobretudo para publicidade e livros para os mais pequenos. Mas em 2003 a estreia, na Glénat, com a primeira parte da série Le Marteau des Sorcières, mostrou um talento nato para a criação de narrativas aos quadradinhos, com um gosto evidente por uma découpage cinematográfica e um grande domínio do traço. Algo bissexto até aqui na produção de álbuns de BD (o segundo volume da sua primeira série sairia apenas em 2007), apresentou em 2009, ao seu terceiro álbum, o título que o poderá colocar na história da banda desenhada franco belga. Em La Théorie du Chaos, com argumento do veterano Didier Convard, apresentava, sob claras heranças das memórias mais clássicas das aventuras de Blake & Mortimer, uma nova parelha de heróis numa aventura com travo de thriller que acompanhava um plano de vingança lançado contra uma série de físicos que haviam permitido a criação das bombas caídas sobre Hiroxima e Nagasáqui. Agora, sete anos depois, ao tomar ele mesmo a condução tanto do desenho como da narrativa, Jean-Christophe Thibert faz do segundo volume da série Kaplan & Masson o definitivo cartão de visita para si como autor e para o conjunto de heróis que colocou em cena.


“La Théorie du Chaos”

De certa maneira Kaplan e Masson são uma dupla de heróis jacobesianos. Étienne Kaplan é (um pouco como Francis Blake) um homem de ação com uma missão oficial: é oficial dos serviços secretos franceses. E, tal como Philip Mortimer, Nathan Masson é um reputado cientista (embora mais jovem que o herói de Jacobs e sem o historial de feitos globalmente reconhecidos do herói do Espadão). Em La Théorie du Chaos eram colocados em cena numa ação projetada nos anos 50, revelando a relação das figuras com o espaço, o seu tempo e a ação uma postura classicista que valeu logo aplausos entre os seguidores das linhas mais canónicas da banda desenhada franco belga.


“Il Faut Sauver Hitler”

O segundo volume da série, publicado este ano, não renega essas ligações (nem a presença das heranças de Edgar P. Jacobs). Mas procura vincar sobretudo as características narrativas do thriller (policial e histórico), numa história que leva os dois heróis, juntamente com o cientista japonês Watabé Sensei (que já conhecíamos em La Théorie du Chaos), a Roma, em finais dos anos 50, para salvar um agente que assegurava, aos seguidores secretos da ideologia do III Reich, a ideia de que o führer, afinal, tinha sobrevivido à investida russa sobre Berlim em abril de 1945.

Il Faut Sauver Hitler é uma história de aventura com fôlego de ação, onde não faltam sequências de tiroteio entre prédios, perseguições e lugares secretos. Tudo, uma vez mais, confirmando a découpage cinematográfica desde cedo evidente na obra do autor. O ritmo é empolgante, a trama bem arquitetada e o humor (que era um ingrediente já bem usado no volume anterior), sabe pontuar os momentos certos da narrativa. Temos heróis! Agora, será que teremos tradução e edição por estes lados?

“La Théorie du Chaos”, de Didier Convard (texto) e Jean-Christophe Thibert (desenho) e “Il Faut Sauver Hitler”, de Jean-Christophe Thibert (texto e desenho) estão publicados pela Glénat em edição de capa cartonada.

Anúncios

1 Trackback / Pingback

  1. Banda desenhada em Junho de 2016 | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: