Últimas notícias

E se o destino de Espártaco tivesse sido diferente?

Texto: NUNO GALOPIM

O volume 23 da série de “história alternativa” Jour J imagina uma república criada na Sicília pelo grupo de escravos revoltosos liderados por Espártaco no ano 71 a.C.

Série lançada em 2010 pelos argumentistas Fred Duval e Jean-Pierre Pécau, com a colaboração direta de Fred Blanchard (responsável pela etiqueta Série B, das edições Delcourt), Jour J é já um espaço de referência no universo da chamada história alternativa. Cada álbum, frequentemente usando desenhadores e coloristas diferentes, procura caminhos “alternativos” para episódios da história. E assim foram imaginadas situações como a da chegada dos russos, e não dos americanos, à Lua. Ou uma fuga de Luís XVI quando estava detido no Palácio das Tulherias, que acabaria por definir um rumo diferente para a Revolução Francesa. Ou até uma viagem do Titanic sem percalços, uma invasão mongol de Roma ou que destino teria tomado o cristianismo se Pilatos tivesse liberto Jesus Cristo…

Um dos mais recente volumes da série (entretanto saiu já um 24º livro), La République des Esclaves, imagina um destino diferente para a grande revolta dos escravos liderada por Espártaco. A ação coloca-nos no ano 71 a.C., observando como, apesar de cercadas pelas legiões de Crasso, os escravos revoltosos conseguem escapar por mar com a ajuda de piratas (com quezílias pessoais com Júlio César). Reunidos na Sicília, ali formam uma república que se afirma independente de Roma e, durante 13 anos, a paz prospera até que chega a ameaça de uma nova investida militar.

Premissas, personagens e arco narrativo são interessantes, bem fundamentadas e consequentes. Pena apenas o “estilo” gráfico de Fanfer, com um traço aqui menos feliz do que o que nos mostrara antes nas séries Imperator ou Carthago Adventures e que por vezes se revela demasiado encostado ao universo dos comics. Já as opções de trabalho de cor pelo mesmo autor parecem, pelo contrário, um ingrediente fulcral na coesão visual do projeto.

“La République des Esclaves”, com texto de Fred Duval e Jean-Pierre Pécau e desenhos de Fafner, é o número 23 da série Jour J, publicada em edição de capa cartonada pela Delcourt.

Anúncios

1 Trackback / Pingback

  1. Banda desenhada em Junho de 2016 | Rascunhos

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: