Últimas notícias

Música para violoncelo e orquestra ‘made in’ Portugal

Texto: NUNO GALOPIM

O violoncelista Bruno Borralhinho, acompanhado pela Orquestra Gulbenkian, edita pela Naxos gravações de obras de Luiz Costa, Fernando Lopes-Graça, Luís de Freitas Branco e Joly Braga Santos.

O quinto disco que a editora Naxos edita este ano com novas gravações de compositores portugueses junta uma série de importantes obras para violoncelo e orquestra que Bruno Borralhinho interpreta aqui ao lado da Orquestra Gulbenkian, dirigida por Pedro Neves.

O alinhamento de Portuguese Music For Cello and Orchestra inclui Poema de Luiz Costa (concluído e orquestrado por P. Faria Gomes), o Concerto para Violoncelo Op. 167 de Fernando Lopes-Graça, a Cena Lírica de Luís de Freitas Branco e o Concerto para Violoncelo Op. 66 de Joly Braga Santos, estes dois últimos compositores já com considerável obra disponível no catálogo da Naxos.

As escolhas do repertório couberam ao violoncelista, ciente do que sabe serem os objetivos e características da editora que assegura a edição do disco, observando que aqui estão as que considera serem os compositores mais representativos para o violoncelo e orquestra na música portuguesa, num painel de escolhas que ele mesmo já admitiu que não tem as possibilidades esgotadas com este disco.

Bruno Borralhinho recorda aqui como decorreu a gravação do disco:

“Teve lugar em junho do ano passado e até acabámos um dia mais cedo do que o previsto (foram finalmente um dia de ensaio e três de gravação). Posteriormente fizemos um trabalho de pós-produção a três (o Pierre Lavoix, engenheiro de som e supervisor técnico, o maestro Pedro Neves e eu próprio) muito cuidadoso e dedicado. E depois disso veio o trabalho numa série de elementos de grande relevância, como por exemplo o layout ou a preparação dos textos, aliás muito bem escritos pelo Francisco Sassetti, que acabam por ser também decisivos para a qualidade final do trabalho como um todo.”

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: