Últimas notícias

As visões para percussão de Steve Reich

Texto: NUNO GALOPIM

Músicos da London Symphony Orchestra levaram ao Barbican um programa com peças para instrumentos de percussão de Steve Reich. Agora a editora da orquestra apresenta o registo dessa noite em disco.

Há um conjunto de obras de Steve Reich que entraram já no “cânone” dos repertórios de palco. E de o mais extenso e marcante Drumming se tornou numa das suas obras de referência, outras peças suas para instrumentos de percussão estão também já a conhecer novas vidas não apenas em palco mas em discos que assim expandem as visões das gravações originais, feitas em tempo pelo próprio Steve Reich and Musicians, ou seja, o ensemble do próprio compositor com o qual ele mesmo já correu mundo e assinou uma considerável discografia.

Em finais do ano passado, integrado num programa maior que visitou peças determinantes dos grandes minimalistas norte-americanos, o Barbican, em Londres, apresentou um programa de peças de percussão de Steve Reich em interpretação pelo LSO Percussion Ensemble, ou seja, um grupo feito com elementos do naipe de percussões da London Symphony Orchestra. E é esse mesmo o programa que, agora, chega disco numa edição pela etiqueta da própria orquestra.

O alinhamento abre com Clapping Music (1972), peça interpretada por dois músicos sem o recurso a nada senão as palmas das suas mãos e que representa um desenvolvimento natural da exploração do conceito ‘phasing’ que tinha presença de grande protagonismo nas obras de Steve Reich em finais da década de 60 e início dos setentas. Princípios semelhantes correm entre Music For Pieces of Wood (1973), para cinco pares de clavas. Mais elaborado melodica, rítmica e timbricamente é o soberbo Sextet (1984), obra para vários instrumentos de percussão e teclados que, dividida em vários andamentos, traduz não apenas uma exploração das potencialidades dos sons mas também a sugestão de um percurso mais complexo e envolvente. Criada já depois de obras de dimensões maiores como Music For 18 Musicians ou Desert Music, Sextet representa talvez o clímax da relação de Steve Reich com uma construção musical centrada em instrumentos de percussão. O LSO Percussion Ensemble brilha particularmente nesta que é a peça central do alinhamento deste disco.

Steve Reich “Sextet / Clapping Music / Music For Pieces of Wood”
LSO Percussion Ensemble, dir. Neil Percy
CD e ed. digital, LSO Live

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: