Últimas notícias

Sete observações às nomeações dos Emmys

Texto: NUNO CARDOSO

Uma leitura – entre várias possíveis – aos aplaudidos e ignorados, aos estreantes e aos veteranos nas nomeações aos Emmy 2016, anunciadas agora pela Academy of Television Arts & Sciences, e que culminarão na cerimónia de entrega de prémios a 18 de setembro em Los Angeles, apresentada por Jimmy Kimmel.

1. A líder na corrida.
Há quatro anos consecutivos que assim é. A série mais popular à escala global voltou a liderar as nomeações para a edição de 2016, com um total de 23 indicações. Nas consideradas categorias principais, A Guerra dos Tronos está na corrida para Melhor Série Dramática e tem cinco atores secundários a concurso: Peter Dinklage (o único elemento do elenco que já venceu um Emmy – e neste caso foram até dois, pelo seu papel de Tyrion Lannister –, as repetentes Lena Headey e Emilia Clarke, e, surpresa!, os estreantes Kit Harington e Maisie Williams, que interpretam Jon Snow e Arya Stark na trama da HBO (para além destes, também atores como Matthew Rhys de “The Americans” e Remi Malek de “Mr Robot” receberam o primeiro aval dos Emmy, mas aqui pelos seus papéis de protagonistas). Tendo em conta que a maioria das nomeações de A Guerra dos Tronos pertencem à área técnica, percebe-se a liderança da série na lista dos nomeados – há pouca concorrência ao nível desta série neste aspeto. Mas com uma sexta temporada que – apesar de, sim, conter algumas das cenas mais épicas e complexas do seu currículo – teve vários episódios mornos e aquém do esperado, merece A Guerra dos Tronos estar na liderança na corrida aos prémios ou está a Academy of Television Arts and Sciences a atrair atenção e expectativa para a sua cerimónia fazendo uso de um fenómeno de popularidade?

2. As principais séries ignoradas.
Na sua generalidade, os críticos de televisão têm apontado Ficheiros Secretos, Orange Is the New Black, The Good Wife, Sense 8, The Walking Dead, Crazy Ex-Girlfriend, A Teoria de Big Bang e Billions como as principais séries ignoradas pela Academy of Television, Arts and Sciences nas nomeações deste ano. Nenhuma conseguiu uma indicação para as principais categorias a concurso e a maioria delas não somou uma única nomeação para os mais de cem galardões que serão entregues.

3. A “dobradinha” de Sarah Paulson.
O Caso de O. J.– American Crime Story, a série dramática sobre o polémico julgamento do ex-jogador de futebol americano, acusado de homicídio da ex-mulher, Nicole, e de um amigo desta, em 1994 e 1995, e do qual saiu ilibado, é a segunda série mais nomeada para os Emmys deste ano. Aos 41 anos, Sarah Paulson dá provas da sua versatilidade e consegue estar na corrida em duas categorias, com dois papéis e em duas séries diferentes. A atriz norte-americana é uma das favoritas para a Melhor Atriz Principal numa Minissérie pela procuradora Marcia Clark e ainda para Melhor Atriz Secundária numa Minissérie com a toxicodependente e desconcertante Sally de American Horror Story: Hotel, ambas criadas por Ryan Murphy. Esta última trama, curiosamente, não tem Lady Gaga na corrida aos Emmy, mesmo tendo a cantora vencido o Globo de Ouro pelo papel. De resto, menção para a nomeação de Cuba Gooding Jr. E Courtney B Vance nos papéis principais e de John Travolta, Sterling K. Brown e David Schwimmer nos secundários em O Caso O. J.– American Horror Story, para além da indicação para Melhor Minissérie ou Telefilme. Nada mal, para uma trama que se estreou com reações mistas por parte do público e da crítica.

4. O estranho caso de The Good Wife.
A Academy of Television Arts and Sciences tem as suas séries preferidas e muitas vezes não o esconde quando chega a hora de anunciar as nomeações. The Good Wife tem sido uma delas. Nos últimos sete anos, e ao longo de outras tantas temporadas, o drama político protagonizado por Julianna Margulies já recebeu 39 indicações aos Emmys e venceu cinco galardões, dois deles para a sua atriz principal. É por isso com surpresa que a série dramática tenha recebido, precisamente no ano em que se despediu de vez do pequeno ecrã, zero indicações. Um adeus bem mais amargo do que o de Mad Men, que no seu derradeiro ano, em 2015, viu o ator Jon Hamm levar para casa o prémio para Melhor Ator Principal de uma Série Dramática pelo seu Don Draper.

5. A favorita Maggie Smith.
Numa posição bem diferente de The Good Wife está Downton Abbey. A mais aclamada e exportada série britânica dos mais recentes anos recebeu dez nomeações para os Emmy de 2016, numa clara homenagem da cerimónia de prémios à trama que se despediu no final do ano passado ao fim de seis temporadas. Para além de estar entre o leque de favoritas para Melhor Série Dramática e Melhor Argumento numa Série Dramática, o destaque vai para a nomeação de Maggie Smith para Atriz Secundária. A veterana da ficção britânica, que interpretou Lady Violet na trama de Julian Fellowes, é a mais velha nomeada entre as categorias principais e também a favorita dos críticos a vencer o galardão.

6. Pode ser uma noite de recordes para Julia Louis-Dreyfus.
A protagonista de Veep é uma das maiores paixões da academia que nomeia e entrega os Emmy. A atriz norte-americana, que ficará para sempre recordada como a Elaine de Seinfeld, poderá fazer história a 18 de setembro. Caso vença o Emmy para Melhor Atriz Principal numa Série de Comédia, será o quinto ano consecutivo a levar este galardão para casa, algo que nenhuma mulher conseguiu. Além disso, será a única atriz a vencer seis Emmys – tem outros dois, por Seinfeld e The New Adventures of Old Christine. Veep, de resto, é a quarta série mais nomeada este ano para a cerimónia, com 17 indicações.

7. Streaming ganha terreno.
À semelhança do que já tinha acontecido no ano passado, onde as plataformas de streaming mostraram ser uma força a temer por parte dos canais de TV ditos tradicionais, a nova forma de consumir ficção televisiva volta a dar cartas nas nomeações dos Emmys para 2016. Embora a HBO tenha continuado a ser a estação com o maior número de indicações, com um total de 94, este valor representa um decréscimo face às 126 de 2015. Em contrapartida, a maior força do streaming, a Netflix, posicionou-se no terceiro lugar, com 54 nomeações, mais 20 do que as que obteve há um ano. Provando a mesma teoria, também a Amazon cresceu nos aplausos dos Emmys para a edição deste ano, embora a uma escala menor, subindo de 12 para 16 indicações.

Aqui está a lista de nomeados nas principais categorias para os Emmys 2016, de entre mais de cem, incluindo as técnicas.

DRAMA

Série Dramática
The Americans
Better Call Saul
Downton Abbey
A Guerra dos Tronos
Segurança Nacional
House of Cards
Mr Robot

Ator Principal em Série Dramática
Kyle Chandler, Bloodline
Matthew Rhys, The Americans
Kevin Spacey, House of Cards
Rami Malek, Mr Robot
Bob Odenkirk, Better Call Saul
Liev Schrieber, Ray Donovan

Atriz Principal em Série Dramática
Claire Danes, Segurança Nacional
Viola Davis, Como Defender um Assassino
Taraji P Henson, Empire
Tatiana Maslany, Orphan Black
Keri Russell, The Americans
Robin Wright, House of Cards

Ator Secundário em Série Dramática
Jonathan Banks, Better Call Saul
Ben Mendelsohn, Bloodline
Peter Dinklage, A Guerra dos Tronos
Kit Harington, A Guerra dos Tronos
Michael Kelly, House of Cards
Jon Voight, Ray Donovan

Atriz Secundária em Série Dramática
Maggie Smith, Downton Abbey
Lena Headey, A Guerra dos Tronos
Emilia Clarke, A Guerra dos Tronos
Maisie Williams, A Guerra dos Tronos
Maura Tierney, The Affair
Constance Zimmer, UnREAL

COMÉDIA

Série de Comédia
Black-ish
Master of None
Uma Família Muito Moderna
Silicon Valley
Transparent
Unbreakable Kimmy Schmidt
Veep

Ator Principal em Série de Comédia
Anthony Anderson, Black-ish
Aziz Ansari, Master of None
Will Forte, The Last Man On Earth
William H Macy, Shameless
Thomas Middleditch, Silicon Valley
Jeffrey Tambour, Transparent

Atriz Principal em Série de Comédia
Ellie Kemper, Unbreakable Kimmy Schmidt
Julia Louis Dreyfus, Veep
Laurie Metcalf, Getting On
Tracee Ellis Ross, Black.ish
Amy Schumer, Inside Amy Schumer
Lily Tomlin, Grace and Frankie

Ator Secundário em Série de Comédia
Louie Anderson, Baskets
Andre Braugher, Brooklyn Nine-Nine
Keegan-Michael Key, Key & Peele
Ty Burrell, Uma Família Muito Moderna
Tituss Burgess, Unbreakable Kimmy Schmidt
Tony Hale, Veep
Matt Walsh, Veep

Atriz Secundária em Série de Comédia
Niecy Nash, Getting On
Allison Janney, Mom
Kate McKinnon, Saturday Night Live
Judith Light, Transparent
Gaby Hoffmann, Transparent
Anna Chlumsky, Veep

MINISSÉRIE/TELEFILME

Melhor Minissérie
American Crime
Fargo
The Night Manager
American Crime Story: The People vs OJ Simpson
Roots

Ator Principal em Minissérie ou Telefilme
Bryan Cranston, All The Way
Benedict Cumberbatch, Sherlock
Idis Elba, Luther
Cuba Gooding Jr, American Crime Story: The People vs OJ Simpson
Tom Hiddleston, The Night Manager
Courtney B Vance, American Crime Story: The People vs OJ Simpson

Atriz Principal em Minissérie ou Telefilme
Felicity Huffman, American Crime
Lili Taylor, American Crime
Kerry Washington, Confirmation
Kirsten Dunst, Fargo
Audra McDonald, Lady Day at Emerson’s Bar & Grill
Sarah Paulson, American Crime Story: The People vs O.J. Simpson

Ator Secundário em Minissérie ou Telefilme
Jesse Plemons, Fargo
Bokeem Woodbine, Fargo
Hugh Laurie, The Night Manager
John Travolta, The People v. O.J. Simpson: American Crime Story
Sterling K. Brown, The People v. O.J. Simpson: American Crime Story
David Schwimmer, The People v. O.J. Simpson: American Crime Story

Atriz Secundária em Minissérie ou Telefilme
Melissa Leo, All The Way
Regina King, American Crime
Sarah Paulson, American Horror Story: Hotel
Kathy Bates, American Horror Story: Hotel
Jean Smart, Fargo
Olivia Colman, The Night Manager

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: