“Dersu Uzala”, de Akira Kurosawa, regressa ao cinema a 4 de agosto
O Cinema Nimas, em Lisboa, vai repor, a partir de 4 de agosto, Dersu Uzala, o filme de 1975 que muitas vezes é referido como sendo a obra-prima do realizador japonês Akira Kurosawa.
Baseado na obra homónima de Vladimir Arseniev originalmente publicada em 1923, o filme foi rodado na Sibéria e “narra o encontro, no começo do século XX, de um militar, explorador e topógrafo e de um caçador e guia, Dersu Uzala, cuja amizade se cimenta ao longo de uma expedição”.
Numa entrevista à revista Cinématographe, o realizador explicou em tempos a decisão de adaptar este texto ao cinema: “Descobri há muitos anos as obras de Vladimir Arseniev e a personalidade de Dersu Uzala comoveu-me imediatamente. É um homem maravilhoso e descobri na sua história uma grande modernidade. Punha-se inevitavelmente um problema de cenário. Não podia realizar esse filme no Japão, uma vez que precisava de uma natureza virgem, imensa. Nas viagens que fiz pelo mundo acabei sempre por ver uma natureza destruída pelas civilização e dei-me conta, afinal, de que só poderia filmar aquela história na Sibéria. Eram, além do mais, os mesmos lugares onde as personagens tinham vivido.”
Deixe uma Resposta