Últimas notícias

Quando Stephin Merritt deu voz aos contos de Lemony Snicket

Texto: NUNO GALOPIM

O álbum “The Tragic Treasury: Songs from A Series of Unfortunate Events” (2006) levou a alma dos Magentic Fields a um universo de ficção literária, através dos Gothic Archies.

Nove anos depois da sua primeira gravação nos Gothic Archies, Stephin Merritt lançou em 2006 um segundo disco de canções sombrias, feitas de histórias tenebrosas, todas elas inspiradas por situações ou personagens das histórias de Lemony Snicket publicadas em livro como A Series Of Unfortunate Events. Lemony Snicket é, mais do que um pseudónimo ou heterónimo, uma personagem criada pelo escritor Daniel Handler (que já colaborou, como acordionista, em discos dos Magnetic Fields), através da qual assinou a série de livros acima referida, o décimo terceiro tendo coincidindo com a edição do álbum dos Gothic Archies.

As histórias, todas elas ensopadas em desgraça, estimularam a composição de um ciclo de canções, uma por cada livro, às quais se junta Walking My Gargoyle (originalmente apresentada na versão áudio original do livro The Carnivorous Carnival) e We Are The Gothic Archies, assinatura, em jeito de ex-libris, que encerra o alinhamento do disco.

A ideia, que partiu na sequência da gravação, pelos Gothic Archies, de um tema-título para as versões em audio book dos livros de Lemony Snicket, transformou-se num consistente ciclo no qual o próprio Daniel Handler participa, vestindo a pele da sua criação.

Musicalmente longe da mais evidente herança “gótica” do EP de 1997, The Tragic Treasury toma as electrónicas por ferramentas, revelando-se a mais evidente herança directa do som dos Magnetic Fields de finais de 90. As canções são simples, curtas e directas, opção novamente evidente pela essência da ideia, evitando sempre a sua diluição pela repetição.

As letras, hilariantes, captam dos livros marcas de situações ou personagens, revelando um certo surrealismo macabro em tudo familiar ao universo que lhes serve de matéria prima. A soberba voz cava de Stephin Merritt é golpe de misericórdia que reforça unidade e sublinha a caracterização de luminosidade zero desejada.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: