Últimas notícias

Beatles abandonaram os palcos há 50 anos

Texto: NUNO GALOPIM

Foi a 29 de agosto de 1966 que os Beatles deram o seu último concerto ao vivo. Haveria mais um, mas sem aviso nem bilhetes cobrados, em janeiro de 1969, nos telhados da sede da Apple Corps, em Londres.

Não tinham avisado ninguém, mas quando pisaram o palco instalado no meio do relvado do estádio de Candlestick Park, em São Francisco (Califórnia, EUA), a 29 de agosto de 1966, os Beatles sabiam que aquele era um lugar onde não queriam regressar. Os tempos estavam a mudar. E tanto o seu último álbum – Revolver, editado semanas antes – como o também recente Pet Sounds dos Beach Boys mostravam que o estúdio era agora um espaço com novas possibilidades a explorar para os criadores de música. E, sem vontade em gastar tanto tempo na estrada a repetir canções e cumprir rotinas promocionais, era no estúdio que queriam concentrar as atenções. Nos novos discos, nos novos desafios… Assim sendo, aquele seria um adeus às plateias.

Como as demais atuações dos Beatles (e de tantos outros por aqueles dias), o programa foi curto e levou ao palco, em sequência, os temas Rock and Roll Music, She’s a Woman, If I Needed Someone, Day Tripper, Baby’s in Black, I Feel Fine, Yesterday, I Wanna Be Your Man, Nowhere Man, Paperback Writer e Long Tall Sally.

As imagens filmadas que conhecemos deste momento têm duas origens. Há algumas sequências captadas a preto e branco por uma estação de televisãoo local. E cerca de 15 minutos, a cores, filmados por um fã dos Beatles. O áudio (incompleto) deste concerto deu já origem a bootlegs e circula pela Internet.

Anúncios

1 Comment on Beatles abandonaram os palcos há 50 anos

  1. Luís Pinheiro de Almeida // Agosto 29, 2016 às 12:23 pm // Responder

    Boa! E vai haver agora novo disco, no dia 9 de Setembro, dizem que com novo som oriundo de umas bobinas encontradas agora em Londres diferentes das norte-americanos, fonte do LP original que nem sequer há em CD. Treta? Sabe-se lá. Quem o diz é Giles Martin (filho de George) que trabalhou no novo projecto. Quem se atreve a desmenti-lo?

    LPA

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: