Últimas notícias

O original e as versões: “Wild Is The Wind”

Texto: NUNO GALOPIM

A canção, que ganhou grande visibilidade numa versão gravada por Nina Simone, na verdade surgiu originalmente em 1957, na banda sonora do filme homónimo de George Cuckor, de 1957, protagonizado por Antony Quinn e Anna Magnani. Composta por Dimitri Tiomkin (uma das refêrencias mais clássicas da música para o cinema de Hollywood) e com letra de Ned Washington, Wild is The Wind teve uma primeira versão em disco gravada por Johnny Mathis, em 1957.

Com alguma exposição – chegou ao número 22 na lista da Billboard e foi uma das cinco nomeadas para os Óscares em 1958 – a canção ganhou o seu lugar no cancioneiro americano. Mas, mais do que a versão original de Johhy Mathis, foi a leitura de Nina Simone que a colocou no mapa das maiores atenções. Nina Simone começou a tocá-la ao vivo em finais dos anos 50 e uma primeira leitura registada em palco surge em Nina Simone At Town Hall, em 1959. A canção, numa versão depois gravada em estúdio, daria mesmo título a um álbum seu, editado em 1967, que então juntava canções registadas em várias sessões, mas que, no seu todo, revelava a consistência de um álbum.

Muitos gravaram depois versões de Wild Is The Wind. Nomes como os de Cat Power, George Michael, Barbra Streisand, Shirley Bassey ou até os Clan of Xymox… Contudo, coube a David Bowie a leitura que inscreveu, depois de Nina Simone, outra versão clássica para esta canção. A versão de Bowie surge em 1976 no alinhamento de Station To Station, revelando uma das interpretações mais emotivas de toda a sua obra e confirmando as capacidades teatrais da sua voz. O tema seria editado como single cinco anos depois, para promover a antologia ChangesTwoBowie (1981).

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: