Últimas notícias

Danças no museu

Texto: NUNO GALOPIM

Uma exposição itinerante está a levar a vários museus uma série de olhares sobre a dança na história da cultura popular americana. À distância podemos ler o catálogo.

Das danças de tribos índias às modas que marcaram o seu tempo na primeira metade do século XX, passando pelas formas que traduziam a chegada das sucessivas vagas de emigração no decurso do século XIX, a exposição Rhythm & Roots (que tem como subtítulo Dance in American Art 1830-1960) está presentemente patente no Denver Art Museum (no Colorado) e, em breve, rumará ao Akansas onde, de 22 de outubro a 9 de janeiro de 2017 estará nas salas do Crystal Bridges Museum of American Art.

Criada pelo Detroit Institute of Arts, em colaboração com uma das curadoras do Metropolitan Museum of Art de Nova Iorque, esta exposição itinerante junta cerca de 90 pinturas, esculturas, fotografias e peças de vestuário para cruzar o espaço americano através das manifestações de dança que foram surgindo naquele período de mais um século, entre 1830 e a véspera da explosão da cultura pop e das contraculturas dos anos 60 do século XX.

Além de retratos de populares, as peças em exposição evocam também figuras icónicas como as de Isadora Duncan, Katherine Dunham, Fred Astaire e Josephine Baker, e ainda a espanhola Carmencita Dauset Moreno ou a bailarina russa Anna Pavlova., num conjunto que expressa ainda a interação com o universo da dança por artistas como Isamu Noguchi ou Andy Warhol.


“Bull Dance”, George Catlin Mandan, óleo sobre tela de 1832


“Dance of the Haymakers”, William Sidney Mount, óleo sobre tela de 1846


“The Charlston”, Frank Meyers, óleo sobre tela de 1926

Além das obras expostas, filmes em vídeo e instalações levam depois algumas destas danças para o espaço do museu.

À distância, com um oceano pelo meio, podemos contactar com o que ali está em exposição através do catálogo. Trata-se de um livro de 304 páginas (publicado pelo Detroit Institute of Arts e distribuído pela Yale University Press), sob o título Dance: American Art 1830-1960 e com textos de vários autores, sob edição de Jane Dini, curadora da exposição. O catálogo está disponível em várias lojas de livros online, mas neste momento pode ser encontrado a um preço substancialmente mais reduzido na loja online do Denver Museum of Art.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: