Últimas notícias

Nirvana (1991)

Passam amanhã 25 anos sobre o dia em que foi editado o álbum Nevermind, segundo dos Nirvana e um dos mais marcantes de toda a história pop/rock dos anos 90. Para assinalar a data lembramos um dos temas do disco que, embora não tendo sido editado como single, se tornou num dos grandes clássicos da banda.

Em tempos corria o mito que, a dada altura, Kurt Cobain teria dormido numa ponte sobre o rio Wishkah, em Aberdeen (Washington), a mesma junto à qual há agora um monumento em sua homenagem. A mesma a que alude o primeiro verso de Something In The Way, a canção que encerra o alinhamento de Nevermind e que ainda hoje é aquela que coloco em primeiro lugar quando me pedem para escolher um tema dos Nirvana. Canção pessoal, suave, com um arranjo onde as cordas juntam um calor ao desencantamento de que se fala, é um dos mais incríveis exemplos de grande escrita e composição de Cobain.

O mito, que a canção alimentou como banda sonora, perdurou até que a (muito recomendável) biografia assinada por Charles Cross – Heavier Than Heaven, que até hoje me parece ser ainda o mais recomendável dos livros sobre Kurt Cobain – explicou que, se Kurt tivesse dormido por baixo da ponte, teria sido levado pela corrente na maré alta. Na verdade, por esta altura, dormia ou em casas de amigos ou nas salas de espera de hospitais, deixando os seus pertences guardados numa caixa de cartão, onde alguém a pudesse guardar. A canção, contudo, sobreviveu ao fim do mito. – N.G.

Anúncios

1 Comment on Nirvana (1991)

  1. A pila mais famosa do mundo. 200 dólares pela foto… se tivesse negociado royalty`s teria uma reforma dourada.

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: