Últimas notícias

Queer Porto 2 anunciou a programação

"La Vanité" de Lionel Baier é o filme de abertura

Uma retrospetiva dedicada ao movimento New Queer Cinema, uma homenagem a David Bowie e a estreia local de Absolutely FabulousThe Movie são alguns dos destaques da programação do Queer Porto 2, que decorre de 5 a 9 de outubro entre o Teatro Municipal Rivoli, a Mala Voadora, a Galeria Wrongweather e os Maus Hábitos.

A Competição Oficial, que se concentra no Auditório Isabel Alves Costa do Teatro Rivoli, inclui oito longas-metragens de ficção e documentais, entre as quais Antonia, biografia de uma das mais importantes poetisas italianas do século XX, Antonia Pozzi, realizada por Ferdinando Cito Filarmino, produzida por Luca Guadagnino (realizador de Eu Sou o Amor). A competição inclui o documentário Kiki, de Sara Jordenö, que segue os passos dados há 25 anos com Paris Is Burning, de Jennie Livingston, título fundamental do New Queer Cinema. Do Chile vem Nunca Vas a Estar Solo, estreia na realização do músico Álex Anwandter, que decidiu fazer um filme após um crime de ódio ocorrido em Santiago que tirou a vida a um fã da sua música. O realizador vai estar presente para apresentar o seu filme.

A Competição Oficial inclui ainda Los Héroes del Mal, de Zoe Berriatúa, uma história de exclusão e violência na adolescência; Tickled, documentário sobre uma empresa que faz vídeos de “resistência competitiva a cócegas”; Take Me to the River, primeira longa-metragem de Matt Sobel estreada em Sundance; Te Prometo Anarquía, um retrato cru da juventude numa Cidade do México tomada pelo crime organizado, realizado por Julio Hernández Cordón; e La Vanité, a mais recente longa-metragem de Lionel Baier, que será exibida na Noite de Abertura, a 5 de outubro, e que é protagonizada pela atriz espanhola Carmen Maura.

Céu Pinto, produtora da RTP, Júlio Dolbeth, ilustrador, artista e professor residente no Porto, e o cineasta norte-americano Tom Kalin integram o júri desta segunda edição do festival.

A propósito dos 25 anos desde a publicação do artigo de B. Ruby Rich na revista Sight & Sound que cunhou o termo “New Queer Cinema”, a propósito de uma “nova vaga” de filmes queer apresentados no início dos anos 90, o Queer Porto 2 leva até ao Teatro Rivoli uma retrospetiva que inclui seis títulos fundamentais deste movimento: Go Fish, de Rose Troche; The Living End, de Gregg Araki; Mala Noche, de Gus Van Sant; Poison, de Todd Haynes; Swoon, de Tom Kalin; e The Watermelon Woman, de Cheryl Dunye. Kalin e Dunye estarão no Porto a propósito da retrospetiva.

Os dois cineastas vão ainda dar uma masterclass no espaço malavoadora.porto, no dia 7 de outubro, às 11h, na qual se vai refletir sobre a influência do New Queer Cinema e de como ele transformou o panorama do Cinema Queer.

A malavoadora.porto acolhe ainda a primeira edição da Competição In My Shorts no Porto, constituída por filmes de estudantes de cinema ou artistas com menos de 30 anos residentes na região Norte. Este ano inclui curtas-metragens de Inês Morais, Catarina Silva & Francisco Caldeira, Inês Dias, Vasco de Oliveira e José Magro.

Também na malavoadora.porto se realizará o programa de curtas-metragens Normcore Narratives, com filmes de Jonathan Caouette, Alli Coates, Madsen Minax, Michael Robinson, Pascal Robitaille & Matthew Wolkow, Adelina Bichis, William Westley, Chance Taylor e Vika Kirchenbauer.

Durante o festival terão lugar na malavoadora.porto espetáculos dos performers Flavio Leihan, Gonçalo C. Ferreira e Joana Castro. No Maus Hábitos realizar-se-ão várias performances de artistas residentes no Porto e internacionais.

Além das festas, o Maus Hábitos acolhe ainda uma sessão especial de cinema com a exibição de A Crackup at the Race Riots, filme inspirado no romance homónimo de Harmony Korine, realizado pelo trio de artistas Leo Gabin, e um programa Queer Pop, que homenageará David Bowie com a exibição de telediscos.

Durante o festival a Galeria Wrong Weather terá patente uma exposição com obras dos artistas António MV, Júlio Dolbeth, Mauro Ventura, Rita Roque, Sandra Araújo e Von Calhau!, sendo que cada peça está diretamente relacionada com um dos filmes da Retrospetiva New Queer Cinema.

A Noite de Encerramento do Queer Porto 2, a 8 de outubro, no Teatro Rivoli, será celebrada com a estreia no Porto do filme Absolutely Fabulous: The Movie, adaptação ao cinema da mítica série de culto britânica criada e protagonizada por Jennifer Saunders, que foi exibida na Noite de Abertura do Queer Lisboa 20. Esta é uma oportunidade única de poder ver o filme em Portugal, uma vez que este não terá estreia comercial nas salas de cinema. O filme repete no dia 9 de outubro, novamente no Auditório Isabel Alves Costa do Teatro Rivoli.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão /  Alterar )

Google photo

Está a comentar usando a sua conta Google Terminar Sessão /  Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão /  Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão /  Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: