Últimas notícias

Há vozes que chegam aos céus

Texto: NUNO GALOPIM

O novo disco com música de Arvo Pärt lançado pela ECM apresenta uma seleção de peças vocais (algumas com discreto acompanhamento instrumental), em interpretações do ensemble estoniano Vox Clamantis.

Mais do que focado numa ideia de apresentar novas composições – apesar de uma delas surgir aqui em primeiro registo –, o novo disco que o compositor estoniano Arvo Pärt edita ao abrigo de um relacionamento de já mais de três décadas com a ECM Records coloca-o sobretudo num espaço de reencontro com um ensemble que está longe de ser um ilustre desconhecido seu. Tendo já colaborado na gravação de Adam’s Lament, o ensemble Vox Clamantis, que junta uma série de vozes a um corpo de sete instrumentistas, sob direção de Jaan-Eik Tulve, volta a ser aqui um veículo privilegiado para a interpretação de um conjunto de peças que, na sua esmagadora maioria, datam do presente século (entre 13 composições há duas dos anos 90 e uma, Summa, mais antiga, de 1977).

Gravado numa igreja em Talin (Estónia), em sessões registadas entre 2013 e 2014, algumas delas sob supervisão do próprio compositor, o disco, que toma o nome de uma peça de 2007, The Deer’s Cry, por título, envolve algumas composições célebres do repertório de Pärt, como são os casos de Da Pacem Domine (numa versão apenas para vozes) ou o mais antigo Summa, obra fulcral na definição da estética tintinnabuli que marcou os primeiros sinais de demarcação da identidade da música do compositor e que raramente tem sido gravada na versão original, para apenas quatro vozes, com que aqui se apresenta.

A única novidade maior do alinhamento cabe a Habitare Fratres in Unum, de 2012, criada para o Vox Clamantis, que, aqui, assegura a sua estreia em disco.

Não se trata da mais surpreendente ou reveladora das últimas edições de Pärt na ECM. Mas garante às peças interpretadas as qualidades (já antes reconhecidas) de um ensemble claramente nascido para ser um importante porta-voz da música do compositor seu compatriota.

“The Deer’s Cry”, álbum com música de Arvo Pärt gravada pelo ensemble Vox Clamantis, acaba de ser editado em CD pela ECM, que entre nós é distribuída pela Distrijazz.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: