Últimas notícias

A natureza fala-nos através da voz de Meredith Monk

Texto: NUNO GALOPIM

O novo disco de Meredith Monk assinala os seus 35 anos de ligação à ECM Records com a gravação de uma obra que expressa preocupações que nasceram de um conjunto de leituras sobre questões da ecologia, sobretudo as alterações climáticas.

Um ensaio de um poeta e ativista pelas causas ambientais levou Meredith Monk a refletir sobre a ideia que Gary Snyder ali defendia. Em Writers and War Against Nature o artista era apresentado como aquele a quem cabe o papel de ser porta-voz das entidades não humanas, comunicando connosco através da canção e da dança.

Estas e outras leituras recentes sobre questões sobre ecologia e as alterações climáticas conduziram então Meredith Monk rumo a uma criação na qual a voz (não verbalizada, como é característica central de uma das suas marcas de identidade), os corpos e os gestos vestiram uma causa, falando-nos assim em nome da natureza.

Dois anos depois de Piano Songs, este é o novo álbum que Meredith Monk edita pela ECM num momento em que assinalam 35 anos de uma frutuosa ligação que inscreveu títulos como Domlen Music (1981), Do You Be (1987) ou Book Of Days (1990) entre referências da história da música de caráter mais exploratório surgida em finais do século XX.

Em On Behalf Of Nature Meredith Monk e o seu ensemble são acompanhado por quatro instrumentistas, que juntam às vozes os timbres e cores de sopros, cordas e percussões. O protagonismo das vozes e dos instrumentos é contudo tomado sem que um se sobreponha ao outro, como que a integrar o que é humano no corpo maior do mundo a que pertence. Numa obra sem palavras, mas plena de sentidos, logo aí fica claro que a leitura da ideia do texto de Snyder que está na raiz desta mensagem de nós a nós mesmos, encontrou aqui um perfeito veículo de comunicação.

“On Behalf Of Nature”, de Meredith Monk, está editado em CD pela ECM Records, que entre nós tem distribuição através da Distrijazz.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: