Últimas notícias

Fantasmas numa floresta

Texto: NUNO GALOPIM

No novo álbum “Departed Glories” o projeto Biosphere (de Geir Jenssen), referência da música eletrónica norueguesa procura escutar ecos das experiências de uma rainha dos tempos medievais que se escondeu dos invasores numa floresta polaca.

Figura já veterana da cena eletrónica norueguesa, Geir Jenssen faz do novo álbum que edita como Biosphere mais um exercício de desafio às lógicas do tempo, abrindo sobre uma música do presente uma série de frestas através das quais procura ecos de um passado distante.

Num momento em que estava a viver em Cracóvia (Polónia) tomou consciência de lugares onde ocorreram atrocidades nos tempos da II Guerra Mundial, notando em alguns deles um contraste com os cenários de exuberante beleza natural em que tinham ocorrido. Ao estudar a história daqueles locais descobriu a figura de uma rainha dos tempos medievais que naquelas mesmas florestas se havia então escondido dos invasores. Em Departed Glories, Geir Jenssen tentou escutar a música que ecoaria na mente da rainha nesses momentos de tensão e solidão.

Através de samples de gravações de folk russa (e de outros lugares daquela zona da Europa), que desconstrói e transforma em drones estabelece aqui teias de sensações, de formas em evolução lenta, que, como um nevoeiro, nos envolvem e turvam a visão, obrigando-nos a mergulhar em nós mesmos (já quem frente não vemos nada). Departed Glories é uma experiência feita de sugestões de acontecimentos modelados em padrões repetitivos pouco interessados em explorar linhas melódicas e nos quais a presença dos ecos das vozes sampladas sugere encontros com fantasmas do presente e de vários tempos que ali se cruzam.

Biosphere
“Departed Glories”
Smalltown Supersound
★★★★

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: