Últimas notícias

Kanye West 2020? Não me parece nada uma boa ideia…

Texto: NUNO GALOPIM

Escrevo hoje na BLITZ sobre a possibilidade de uma candidatura de Kanye West em 2020. Foi ele quem dela falou. Mas é pelas redes sociais que agora há quem nos lembre disso…

Ali escrevo:

“Há muitas lições a tirar, em muitas frentes, face ao que aconteceu esta semana nos EUA. A vitória, que para muitos parecia impossível, de Donald Trump, terá em primeiro lugar imediatas consequências políticas, restando ver de que forma a sua ação a partrir de janeiro vai sublinhar ou contradizer algumas das linhas mestras do discurso de caça ao voto. Depois obrigará a profundas reflexões sobre o que se disse durante os longos da campanha mais mediaticamente intensa de que há memória (em particular no plano das sondagens e das suas interpretações, que mostraram um problema de pontaria que dará trabalho a afinar). E abrirá um ‘case study’ a que a ciência política se lançará tal como um astrónomo sobre um novo planeta descoberto… E é neste último plano que há que entender que o “caso” Trump não será episódio único, poderá ter réplicas tanto ali como mais longe (e estou a pensar na Europa), e não só em vários lugares do espetro ideológico , como poderá revelar por ponto de partida para futuros candidatos outros lugares igualmente inesperados. Se um homem de negócios tornado celebridade pela televisão se tornou presidente, então porquê pensar que as portas estão fechadas noutras frentes? Aberto o precedente – e há quem lhe possa chamar uma caixa de Pandora – não faltará quem queria tentar a sua sorte, correndo nós o risco de vermos a política transformada num destino desejado por quem, sem preparação para a fazer nem mesmo estando dotado da consciência de que aquele é um espaço de cidadania que deve ter como objetivo o bem comum e não um desfile de egos, a queria transformar num espetáculo.”

Podem ler aqui o texto completo.

Anúncios

1 Comment on Kanye West 2020? Não me parece nada uma boa ideia…

  1. Admirados com a vitória de Trump? Imaginem a França com o palhaço do Holland a concorrer contra a senhora da Direita, O homenzinho não meteu uma dentro em todo o mandato: só uma militância férrea. Ou uma ideologia inquebrantável levará alguém a votar no motociclista fantasma, Por mim iria para a abstenção mas como não entender quem se voltará para a Madame. Le Pen? Os candidatos pelo menos tem que ser dignos!

    Gostar

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: