Últimas notícias

Olhar uma eleição e a história que a precedeu

Texto: NUNO GALOPIM

Explicar o que sucedeu nos Estados Unidos no passado dia 8 e contar a história desde os tempos de George Washington até Barack Obama é o propósito da mais recente edição da “Time” e de um número especial da “All About History”.

Na sequência da eleição na semana passada de Donald Trump para a presidência dos EUA, a revista Time lançou uma edição centrada no ato eleitoral e na reflexão sobre as conclusões que dele podemos tirar.

O extenso trabalho começa com quatro páginas de mapas e números pelos quais se mostra a distribuição da votação, estabelece comparação com os restantes ciclos eleitorais desde a chegada do ano 2000, juntando ainda dados sobre o Senado e a Câmara dos Representantes. Há ainda, antes de um mergulho nos protagonistas da eleição, uma chamada de atenção para outras matérias que foram a votos no mesmo dia, notando como, quanto a política de liberalização do uso da marijuana, questões de saúde, armas ou educação, as escolhas apontaram mais a soluções de esquerda do que de direita. E, depois, um plano que lembra que não foi esta a única campanha habitada por declarações bombásticas já que, em 1864, o candidato democrata chamou babuíno a Lincoln ou, em 1828, um panfleto impresso por apoiantes de John Adams atacou o adversário, Andrew Jackson, acusando-o de ladrão, bêbedo, mentiroso e de estar casado com uma mulher muito gorda.

Sobre Trump o artigo Message Delivered dá conta de como a comunicação de uma mensagem encontrou os seus eleitores. Um outro, How He Won, explica o sucesso da campanha. E não falta uma reflexão sobre o que as sondagens “recusaram” dar a saber. Nem uma outra, sobre as relações do dinheiro com a política.

No campo contrário, How She Lost explica a derrota de Hillary Clinton, avançando com uma galeria de possíveis futuras estrelas do seu partido, com vista a uma possível luta contra Trump em 2020.

Como complementos há ainda nesta edição da Time análises ao que a economia e a política internacional podem esperar de uma presidência de Donald Trump.

E para contextualizar esta vitória na história americana, a All About History lançou (em setembro) um número especial de 144 páginas que recorda a história de todos os presidentes norte-americanos, desde George Washington a Barack Obama.

Advertisements

1 Trackback / Pingback

  1. Olhar uma eleição e a história que a precedeu — Máquina de Escrever – Espelho Meu

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: