Últimas notícias

Um testamento político para Charlie Haden

Texto: NUNO GALOPIM

Motivado pelo descontentamento sobre os caminhos da política ambiental, Charlie Haden tinha projetado um novo disco com a orquestra que em tempos juntara para dar voz a ideias de fulgor mais político. Ei-lo que surge, finalmente, dois anos depois da sua morte.

Charlie Haden e Carla Bley

Charlie Haden tinha na Liberation Music Orchestra o seu braço político. Fundada em 1969, num tempo em que cenários de guerra alastravam entre o Vietname e o Camboja, resultou da reunião de uma série de grandes músicos, entre os quais Don Cherry, Dewey Redman, Paul Motian, Gato Barbieri ou Sam Brown que, sob a “batuta” de Charlie Haden e a presença igualmente protagonista de Carla Bley, definiram então um primeiro álbum que lançou um percurso no qual as músicas e as ideias não viviam umas sem as outras. E assim foram surgindo discos e atuações, em paralelo às obras dos que ali se iam juntando.

Questões ligadas à proteção do ambiente levaram Charlie Haden a ponderar a criação de um novo álbum da Liberation Music Orchestra. E por ocasião de um festival em Antuérpia, em 2011, juntou a orquestra, tendo então dado a Carla Bley dois temas novos para que fizesse os arranjos. Um deles era Blue in Green, de Miles Davis. O outro, Song For The Whales, uma composição sua. Ninguém imaginaria que essa seria a única ocasião em que Charie Haden os tocaria ao vivo, o agravamento do seu estado de saúde tendo piorado a partir de 2012, a morte chamando-o depois, em 2014, deixando então o álbum por concluir.

Time/Life cumpre agora esse sonho inacabado de Charlie Haden, que Ruth (a sua viúva) fez questão de não deixar em silêncio. Chamou Carla Bley, que trouxe consigo um inédito composto em memória de Charlie Haden, tema que acabaria por dar título a um disco que juntou as gravações de 2011 e se concluiu com os músicos que estavam pensados para o gravar. O legado político fica aqui registado. Mas em tom de homenagem pela memória de um grande músico por aqueles com quem trabalhou e partilhou ideias.

“Time/Life”, pela Liberation Music Orchestra, está disponível em CD e plataformas digitais, numa edição da Impulse!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: