Últimas notícias

Palavras de outros tempos que iluminam o presente

Texto: NUNO GALOPIM

Duas obras corais recentes de Gavin Bryars surgem numa nova edição em disco que conta com a colaboração do coro The Crossing e do quarteto de saxofones Prism. Entre ambas as palavras chegam de outros tempos para estabelecer diálogos com o presente.

Duas obras recentes de Gavin Bryars (n. 1943) integram o alinhamento de um disco que a ECM Records acaba de editar. O compositor que cativou atenções nos universos da cultura popular sobretudo através de obras como The Sinking of The Titanic (que já conheceu inúmeras interpretações e gravações) ou Jesus Blood Never Failed Me Yet (que conta com a voz de Tom Waits numa das versões gravadas) apresenta-nos agora duas obras corais.

Uma delas, The Fifth Century (obra de 2014 que dá título ao disco) junta o coro The Crossing, do qual nasceu o desafio para a criação desta peça, ao quarteto de saxofones Prism e a palavras de Thomas Traherne que, apesar de ter vivido no século XVII, só foi descoberto no século XX. São palavras de “intensa espiritualidade”, como descreve Bryars no booklet, refletindo uma “celebração da glória da criação”. Ideia que, em linhas ténues, discretas, mas sempre luminosas, a música desenha no entrelaçar das vozes com os tons quentes dos metais, que lhes servem de fundo, em jogos que por vezes sugerem ecos dos tempos em que estes textos nasceram sem, contudo, deixar nunca de frisar que esta é uma experiência que vive no nosso presente.

O díptico Two Love Songs (2010), que encerra o alinhamento, junta algumas das vozes femininas do mesmo grupo em composições para coro e três solistas em duas canções que nascem sobre poemas de Petrarca.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: