A música marciana, segundo Nick Cave e Warren Ellis
Texto: NUNO GALOPIM
Depois de primeiras experiências na criação de música para teatro e cinema nos anos 80 e 90, ao lado de Mick Havrey e Blixa Bargeld, Nick Cave encetou em 2005 um trabalho conjunto com Warren Ellis que não só se materializou numa série de bandas sonoras – como The Proposition, The Assassination of Jesse James by the Coward Robert Ford ou The Road, esta última a da adaptação ao grande ecrã do romance homónimo de Cormac McCarthy – como progressivamente encaminhou o trabalho nos Bad Seeds rumo à assimilação de experiências de carregada carga cenográfica que atingiram o seu patamar mais evidente no recente (e magnífico) Skeleton Tree.
Mars, a série produzida pela National Geographic (e presentemente em exibição) representa o mais recente trabalho de música para imagens criado pela dupla Nicl Cave e Warren Ellis. E serve quase de disco-companheiro às paisagens desoladas que as canções de Skeleton Tree tão bem desenham, aqui mergulhando mais ainda em ténues sugestões ambientais. Além disso, o tema Mars, que serve o genérico da série, é uma pequena canção que podia habitar o alinhamento do álbum que Nick Cave lançou este ano com os Bad Seeds.
De certa maneira, com este disco, Nick Cave tornou-se mais um protagonista na história da música “marciana”. Fá-lo em mais uma parceria perfeita com aquele que hoje é claramente o seu braço direito. E aqui mostra como os seus discos de canções e os de música para cinema (e televisão) não são assim coisas de mundos tão diferentes.
“Mars”, de Nick Cave e Warren Ellis é uma edição da Milan Records disponível apenas em suporte digital.
Deixe uma Resposta