Últimas notícias

Bruckner e Mahler nas estreias em disco de Gergiev em Munique

Texto: NUNO GALOPIM

Gravações de sinfonias de Mahler e Bruckner, ambas com ressonância na história da Filarmónica de Munique, assinalam a estreia em disco de uma etapa de relacionamento da orquestra com o seu atual diretor artístico: o russo Valery Gergiev.

Natural de Moscovo, com uma história profissional de primeiro plano que passa pela direção do Teatro Mariinsky em São Petesburgo ou da London Symphony Orchestra, Valery Gergiev, que foi um dos nomes de quem se falava para a sucessão de Simon Rattle em Berlim, é, desde a temporada 2015/16 o diretor artístico da Orquestra Filarmónica de Munique. E eis que começam a surgir em disco gravações de concertos que traduzem já este seu envolvimento com a orquestra. Editadas pela etiqueta da própria orquestra – que se apresenta muito simplesmente com o seu próprio nome, ou seja, Müncher Philharmonic – eis que surgem no mercado novas gravações da Sinfonia Nº 2 de Gustav Mahler e da Sinfonia Nº 4 de Anton Bruckner.

Contando com as vozes de Anne Schwanewilms e Olga Borodina, a Sinfonia Nº 2 – também conhecida como Ressurreição – de Mahler correspondeu aos primeiros programas da temporada de estreia de Gergiev à frente da orquestra. Há um valor simbólico nesta opção, já que Gustav Mahler (1860-1911) teve uma relação de proximidade com esta orquestra e ele mesmo chegou a dirigi-la nas estreias mundias das suas sinfonias número 4 e 8.

Outra relação histórica define a opção do segundo deste par de títulos editados em CD. É que Anton Bruckner (1824-1896) tem em gravações pela Filarmónica de Munique mais edições em disco do que qualquer outra orquestra. E, de todas, a Sinfonia Nº 4 (Romântica) é a mais vezes gravada, pelo que esta edição – que usa a versão de 1878/80 – junta assim mais um título a essa longa lista.

Ambas as gravações decorreram em setembro de 2015, na sala maior do Gasteig, a sede da orquestra, em Munique.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: