Últimas notícias

2016 em lista de compras, por Carlos Conceição

Dez escolhas e ainda um bónus. Há discos e filmes. E também viagens. E não só… Fica aqui o breve retrato de um ano.

“Blackstar”. David Bowie (pré-encomendado em vinil transparente do site do cantor. Tiragem limitada que agora vale 600 euros). Consta que há segredos na capa, que ao expôr ao sol a parte de dentro da estrela recortada, ela revela-se como uma polaroide para mostrar uma constelação. Nunca saberei se é verdade.

“Before The Dawn”. Kate Bush (4 discos de vinil). Excelente regresso, excelentes arranjos, e a revelação de uma voz nova, mais grave e mais frágil para os temas antigos. Não é de morrer logo de amores, mas há o afecto antigo. Há as “imagens” que as músicas sugerem dos concertos. Infelizmente o grafismo do programa dos concertos de 2014 é mais cativante que o do álbum em si. Mas ela está em forma – e espero que pronta para novos originais.

“Elle”, de Paul Verhoeven (bilhete de cinema). Um filme de realização muito sóbria e despretensiosa, com um guião brilhante, dois excelentes desempenhos e um final que faz pensar se o Sr Verhoeven alguma vez deixará de ser um brincalhão.

“Perto de Ti” – Lena d’Água & Atlântida (reedição remasterizada em CD, feita em 2008, muito difícil de encontrar). Nunca mais houve por cá uma voz assim, nem pop-rock com tanto pelo na venta. Adorava que a Lena d’Água voltasse a gravar inéditos.

“Who Can I Be Now?” – David Bowie (caixa de discos de vinil). Uma luz acesa sobre o período mais negro da carreira deste senhor, que coincide com o momento em que, musicalmente, ele mais se expandiu. A re-edição do álbum David Live é brilhante.

“Memories From Beyond The Tomb”, de François-René de Chateaubriand (edição The Folio Society, com tradução de Robert Baldick). O romantismo levado ao seu lado mais realista. Uma obra intencionalmente póstuma que é tanto sobre o autor quanto é sobre Napoleão Bonaparte. Qualquer edição da Folio Society está entre as melhores que actualmente se publicam. É uma espécie de Criterion literária.

Bilhete de autocarro para Tavira na última semana de Agosto. Voltar ao Algarve era um projecto com mais de 10 anos. Foi a melhor escolha para terminar e enviar uma candidatura para o ICA. Pedras-d’El-Rey tem suficientes turistas para nos sentirmos em casa, mas a geografia da terra está intacta QB para trazer alguma nostalgia e fazer-me renovar o Cartão de Cidadão.

Viagens diárias feitas em Uber (de e para os estúdios onde estive a fazer a pós-produção do meu próximo filme). É a primeira vez que tenho subsídio(s) e essa experiência, para o bem ou para o mal, também devia estar numa lista qualquer – mas centremo-nos no consumismo e no investimento pessoal.

Escitalopram (comprimidos revestidos). A ansiedade, percebo agora, não é só uma condição cíclica do meu carácter mas um mal que afecta muitos dos meus colegas. Na primeira semana a coisa torna-se um bocado pior, parece que os sintomas se agudizam e, por isso, convém ter à mão um SOS tipo Victan ou Xanax. Mas volvida essa semana, os sonos acertam-se finalmente, bem como a capacidade de canalizar as energias para as coisas certas. Altamente recomendável.

“Aquarius”, de Kleber Mendonça Filho (adquirido por via de download ilegal). Tenciono ver este filme em sala quando a Midas o estrear, e vir a ter dois Blu-Rays (um de reserva). Por isso não senti qualquer culpa ao antecipar a experiência de o ver em casa. É uma obra magnífica, sobre a qual nada mais se deve dizer para já.

Bónus: “The Martian Chronicles” de Ray Bradbury, também em edição da Folio Society, com ilustrações de Mick Brownfield.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: