Últimas notícias

Uma história de Natal com David Bowie

Texto: NUNO GALOPIM

Um encontro num estúdio de televisão em 1977 juntou Bing Crosby e David Bowie em volta de uma abordagem nova a um ‘standard’ de Natal. No mesmo programa Bowie apresentou ainda uma versão com novos arranjos de “Heroes”… Podem recordar aqui a história e as canções.

David Bowie viveu dois grandes encontros televisivos em Setembro de 1977. Um deles com Marc Bolan, num reencontro de velhos rivais, poucos dias antes do antigo vocalista dos T-Rex encontrar a morte num acidente de automóvel. O outro colocou-o frente a Bing Crosby, num programa especial de Natal, no qual o mais improvável par cantou os clássicos Little Drummer Boy e Peace On Earth. O dueto foi gravado nos Elstree Studios (Londres) a 11 de Setembro de 1977, dois dias depois da colaboração com Bolan na Granada TV. O dueto fez parte do programa Bing Crosby’s Merry Ole Christmas, no qual Bing Crosby recebia convidados num estúdio decorado como se de casa de um nobre inglês, alegadamente seu parente, se tratasse. Tudo começa com um recado que chega à casa dos Crosby, propondo a viagem a Inglaterra e o convite para a mansão de Sir Percival. David Bowie é um dos convidados neste programa de uma hora que junta a ele e ao protagonista uma série de outras figuras, sobretudo atores ingleses de renome e ainda a modelo e atriz Twiggy.

Bing abre a porta, cumprimenta Bowie, que depois de uma breve conversa de apresentação, acabam a cantar Little Drummer Boy, que o “visitante” descreve como a favorita do seu filho, Zowie (ou seja, Duncan Jones). Na verdade não é exatamente Little Drummer Boy a canção que ali interpretam, mas sim um compromisso entre esse standard de Natal (que fica essencialmente entregue à voz de Bing Crosby) e uma outra canção que se dilui pelo meio. Trata-se de Peace on Earth, expressamente composta para este momento (e para a voz de Bowie), já que o músico convidado manifestou um claro desagrado pelo standard mal chegou a estúdio para cantar. De resto, confessaria depois que só acedeu a fazer esta participação porque a sua mãe era uma grande admiradora de Bing Crosby.

Os produtores musicais da emissão e o argumentista encontraram um piano numa das salas do estúdio e ali mesmo compuseram, na hora, os elementos de Peace on Earth que assim se juntaram a Little Drummer Boy, criando uma abordagem única a um clássico com uma história que recuava aos anos 40. Em menos de uma hora de ensaios Bowie e Crosby ajudaram a criar a canção. As memórias de Bowie sobre este momento deram depois conta de um Bing Crosby algo ausente e quase mecanizado, coberto de maquilhgagem e trabalhando segundo as deixas que lhe apresentavam para que as lesse em cena. Foi, como ele mesmo disse, uma das suas experiências mais bizarras de sempre.

Durante o programa Bowie interpretou também uma versão, com arranjo diferente, de Heroes, mas que surge quase como um teledisco, já que é apesentada fora do cenário onde o resto programa decorre. Foi um dos momentos mais bizarros da vida televisiva de Bowie nos anos 70, mas que o músico enfrentou com um sentido de charme que anunciava uma imagem que adotaria no futuro.

Bing Crosby morreu um mês depois em Madrid, o que levou Bowie a sofrer uma crise de ansiedade, pensando que todos os seus parceiros em televisão morriam depois de gravarem programas… A RCA editou o dueto cinco anos mais tarde num single, que venderia mais de 400 mil unidades, atingindo o número 3 no Reino Unido. As sucessivas reedições, entre as quais uma em CD com uma faixa vídeo com um excerto do programa de televisão, fizeram deste encontro um clássico da quadra com impacte tal que chegou a gerar ele mesmo versões… e paródias.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: