Últimas notícias

Os filmes (favoritos) de 2016, por Diogo Seno

Um fabuloso ano de cinema, que trouxe excelentes filmes dos mais variados géneros. Mesmo que muitas obras continuem a ser ignoradas pelas distribuidoras, algumas preciosidades continuam a chegar pela mão dos festivais, caso de Sangue del Mio Sangue e The Wailing – dois filmes de assombramento, duas propostas de cinema singulares que pedem o ecrã grande e o escuro de uma sala de cinema.

2016, ano terrível de muitas formas, confrontou-nos também de forma exemplar com episódios atrozes do século XX, nos poderosos filmes de László Nemes e de Patricio Guzmán.

Mas o cinema também nos trouxe esperança, num ano agradavelmente feminino que não seria o mesmo sem o brilhantismo das seguintes actrizes: Isabelle Huppert (em Elle e O Que Está por Vir), Amy Adams (o centro de gravidade de O Primeiro Encontro), Emma Suárez e Adriana Ugarte (mais uma personagem inesquecível de Almodóvar), Jennifer Jason Leigh (em Anomalisa e Os Oito Odiados) e, claro, Cate Blanchett e Rooney Mara, no delicadíssimo e apaixonante melodrama de Todd Haynes.

E por falar em melodrama, tivemos dois outros belos exemplos da sua força, no elegante e sereno O Amor é uma Coisa Estranha e, de certa forma, em The Conjuring 2 – que, sem chegar às alturas do primeiro filme da saga e debaixo das convenções do género foi, outra vez, uma metáfora tocante sobre a (im)potência da maternidade/paternidade e dos laços familiares face ao terror, magnificamente exemplificada numa das mais belas cenas deste ano: um momento de pausa no qual Patrick Wilson junta a família assombrada enquanto canta Can’t Help Falling in Love, de Elvis Presley. Que 2017 nos traga muitos momentos de cinema assim.

1. Carol (Todd Haynes)
2. O Amor é uma Coisa Estranha (Ira Sachs)
3. Nostalgia da Luz (Patricio Guzmán)
4. Elle (Paul Verhoeven)
5. Sangue del mio Sangue (Marco Bellocchio) – visto na Festa do Cinema Italiano
6. O Primeiro Encontro (Dennis Villeneuve)
7. O Filho de Saul (László Nemes)
8. The Wailing (Na Hong-jin) – visto no MotelX
9. Julieta (Pedro Almodóvar)
10. The Conjuring 2 – A Evocação (James Wan)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: