Últimas notícias

E, 30 anos depois, o sonho ouve-se em alta definição…

Texto: NUNO GALOPIM

O álbum de estreia dos Love and Rockets, “Seventh Dream of Teenage Heaven”, originalmente lançado em 1985, tem agora uma reedição no mercado que o apresenta em duas misturas diferentes no formato de Blu-ray Audio.

Uma maneira fácil (mas pouco precisa) de descrever os Love and Rockets é dizer que se trata dos Bauhaus sem Peter Murphy. Mas na verdade muito aconteceu entre a (primeira) separação desse grupo mítico e o surgimento da mais notável das suas descendências diretas.

Em 1983 a gravação de Burning From The Inside, dos Bauhaus, revelou um grupo na iminência da desagregação, cada qual dos quatro elementos da banda trabalhando as suas ideias no seu sentido… O fim, esperado, aconteceu pouco depois. Daniel Ash e Kevin Haskins, que desde 1982 mantinham em paralelo o projecto Tones On Tail, gravaram um álbum em 1984, mas logo aí deram por terminada essa aventura. Ao mesmo tempo, e antes mesmo de se lançar numa carreira a solo, o vocalista dos Bauhaus, Peter Murphy, juntava-se ao ex-Japan Mick Karn para gravar um álbum através do projeto Dali’s Car.

Em 1985, Ash e Haskins reuniram-se com outro ex-Bauhaus, David J, formando os Love & Rockets (que, como formação, não eram, de facto, mais do que os Bauhaus sem Peter Murphy).

Apresentaram-se com uma inesperada, mas elétrica e encorpada, versão de Ball of Confusion, tema imortalizado pelos Temptations, single que ficaria contudo fora do alinhamento inicial do LP que vinha a caminho. Seventh Dream of Teenage Heaven (1985), o então editado álbum de estreia, revelava um caminho de luminosa abertura dos três músicos rumo a uma nova dimensão cénica que deixava para trás o negrume dos Bauhaus sem contudo perder as marcas de identidade instrumental de qualquer um dos três agora ali reunidos.

O disco reflecte um interesse dos músicos tanto pelas suas já conhecidas influências glam rock (que haviam sido bem visíveis nos Bauhaus) como pelas heranças do rock psicadélico, antecipando de certa forma tendências que se revelariam mais presentes no panorama pop/rock alternativo britânico mais perto do fim da década. O som é dominado por um constante diálogo entre as guitarras eléctricas e acústicas, estendendo-se os jogos de contrastes também às presenças com semelhante protagonismo das vozes de David J e de Daniel Ash.

O álbum gerou apenas um single – If There’s A Heaven Above – que foi editado ainda em 1985, entre nós tendo gerando também grande impacte o instrumental Saudade, que fechava o lado B. Quando chegou a era do CD a reedição de Seventh Dream of Teenage Heaven acrescentava ao alinhamento a versão de Ball of Confusion.

Em três anos os Love and Rockets marcam o panorama indie britânico com um trio de álbuns que os estabelece como uma força com identidade própria, dispensando por isso a caução da sua filiação genética nos Bauhaus que, com o tempo, deixam de ser menção obrigatória quando se falava de um novo disco deste trio.

A Seventh Dream of Teenage Heaven segue-se Express (1986), mais elétrico, intenso e dado a revisitar com maior profundidade ainda ecos do psicadelimso. E, depois, surge o belíssimo Earth Sun Moon (1987), que define em diálogos entre a música acústica e elétrica (incluindo ensaios sobre distorção) a melhor coleção de canções do grupo, concluindo ali a primeira etapa de vida dos Love and Rockets. Haveria alguns momentos interessantes mais adiante, mas não repetiriam nunca o patamar que estes três primeiros discos definiram.

O álbum Seventh Dream of Teenage Heaven, no fundo, o princípio disto tudo, acaba de conhecer uma reedição num formato (ainda invulgar): o Blu-ray Audio. A edição inclui o álbum (no seu alinhamento original) numa mistura estéreo e numa outra para sistemas 5:1. E inclui como extras a versão de Ball of Confusion e ainda os temas Lucifer Sam e Inside To Outside. O primeiro destes dois últimos extras é uma versão de uma composição de Syd Barrett para o álbum de estreia dos Pink Floyd e surgiu no lado B do single Kundalini Express (já do álbum Express) em 1986. O segundo foi o lado B de Ball Of Confusion. De fora deste trio de extras fica, curiosamente, God And Mr. Smith, o lado B de If There’s a Heaven Above que, na verdade, não é mais do que uma variação experimental sobre a canção do A. Este lado B tem figurado como extra nos alinhamentos de algumas reedições em CD.

“Seventh Dream of Teenage Heaven” dos Love & Rockets está reeditado em Blu-ray Audio pela Beggar’s Banquet.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: