Últimas notícias

Rolling Stones (1967)

Texto: NUNO GALOPIM

O primeiro disco dos Rolling Stones em 1967 chegou a 13 de janeiro. Era um single no qual o protagonismo era partilhado por “Let’s Spend The Night Together” e “Ruby Tuesday”, dois clássicos maiores da sua discografia.

São várias as histórias das canções cujas géneses e reais significados líricos surgem contadas em versões diferentes consoantes as memórias que as evocam. Assim foi com Ruby Tuesday, a canção através da qual os Rolling Stones assinalaram a chegada a 1967.

Keith Richards conta que a escreveu a pensar no mergulho potencialmente assombrado (com drogas envolvidas) de uma namorada que o deixara. Já sobre as origens da melodia há quem conte que foi ele quem a trouxe pronta a estúdio e quem diga que a ideia que serviu de partida veio de Brian Jones.

Certo mesmo é que este último ali toca flauta de bisel, que confere uma riqueza tímbrica invulgar, mas desde logo cativante, definindo logo o tom de lamento e melancolia pela qual o tema evolui. Ruby Tuesday deu-lhes mais um caso de sucesso maior, surgindo no alinhamento da versão americana de Between The Buttons, aparecendo deste lado do Atlântico apenas em Flowers, um pouco depois.

Na alvorada dos anos 90, por ocasião do lançamento do álbum ao vivo Flashpoint (que documenta a primeira digressão dos Stones a visitar Portugal) esta canção teve nova vida em single.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: