Últimas notícias

Morreu Gordon Kaye, o René de “Alô Alô”

Quando em 1982, David Croft enviou ao ator Gordon Kaye o guião do primeiro episódio de uma nova série humorística com a ação passada numa pequena povoação rural francesa durante a ocupação alemã nos dias da II Guerra Mundial ninguém imaginaria que daquela leitura nasceria o sim que geraria um dos ícones maiores da história da televisão na década de 80. O ator que interpretou a figura de René Artois morreu, aos 75 anos.

Gordon leu, gostou, e aceitou desempenhar o dono de um pequeno restaurante que tenta tanto agradar ao ocupante como à resistência e até aos ingleses que contam com ele para esconder aviadores que aguardam ali pelo momento em que possam ser resgatados bem atrás das linhas inimigas. Estes não são os únicos jogos duplos na vida de René já que tanto tem um casamento (com a dona do restaurante e péssima cantora) a manter e flirts com as suas empregadas de bar…

René, que como as demais figuras de Alô Alô, falam inglês com um sotaque forçado da nacionalidade daqueles cujas peles ali veste, esteve presente em todos os 84 episódios da série, que esteve no ar entre 1982 e 1992. E, mais adiante, retomou o mesmo papel na versão de palco, com a qual esteve em cena por 1200 noites.

Bem antes do “sim” que o levou a Alô Alô e lhe deu um papel que ganhou um lugar na história da cultura popular, Gordon Kaye, que nasceu em plena II Guerra Mundial (mais concretamente em abril de 1941 em Huddersfield, West Riding no Yorkshire, em Inglaterra), começou por fazer carreira em rádios locais, ao mesmo tempo que ia ganhando a vida com outros empregos. Em 1965 chegou mesmo a entrevistar os Beatles.

Começou cedo a fazer teatro e, em 1969, era integrado no elenco de Coronation Street, interpretando depois vários papéis em produções televisivas nos anos 70. É por essa altura que chama a atenção do produtor David Croft, o criador de Alô Alô.

Apesar de uma carreira essencialmente feita no pequeno ecrã chegou a experimentar o cinema. E Terry Gilliam deu-lhe um pequeno papel em Brazil.

Publicada em 1989 a autobiografia Rene & Me: A Sort of Autobiography traduz o peso da figura de René Artois no corpo da sua carreira como ator.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: