Últimas notícias

Em memória de David Bowie

Texto: NUNO GALOPIM

O mais recente disco do nova-iorquino William Basinski inclui duas longas peças, uma delas representando uma elegia em memória de David Bowie que lhe foi encomendada por uma galeria de Los Angeles em 2016.

Sobretudo referido como autor da série The Disintegration Loops (que nasceu como evocação dos acontecimentos de 11 de setembro de 2001), William Basinki é uma figura que não se fecha num canto da invenção musical. Compositor, manipulador de sons, clarinetista (de formação clássica), saxofonista e com obra também feita nos domínios da vídeo art, acaba de acrescentar à sua obra um disco que se apresenta como uma homenagem a David Bowie.

A primeira das duas (longas) faixas que aqui encontramos deixa clara, logo no título, a elegia que aqui se desenha: For David Robert Jones. Ali mergulhamos numa homenagem que se desenha, gradualmente, através da manipulação de loops de velhas fitas gravadas (ao que parece parcialmente mastigadas pelo seu gato), aos quais se junta um saxofone, também distante e sujo, que irrompe aos seis minutos entre a paisagem feita de drones, transportando-nos para uma evocação do clássico Low. As fitas manipuladas, sugerem vozes que escutamos distantes, como que fantasmas de quem já não está entre nós, sugerindo-se assim afinidades entre ideias presentes nesta composição e as reflexões de Basinski sobre as suas fitas em finais de 2001 que depois fizeram história. Esta peça foi originalmente encomendada em 2016 por uma galeria de Los Angeles como tributo em memória de Bowie.

A segunda faixa, que dá título ao disco, segue caminhos mais abstratos, definindo também uma experiência por entre uma paisagem de linhas difusas, sem limites evidentes, mas de familiaridade evidente para com as cenografias da faixa que abre o alinhamento.



“A Shadow in Time”, de William Basinski, está disponível em LP, CD e em plataformas digitais, numa edição pela 2062. ★★★

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: