Últimas notícias

Nápoles em destaque na 10ª edição da Festa do Cinema Italiano

A 10ª edição da Festa do Cinema Italiano vai decorrer entre os dias 5 a 13 abril, pela primeira vez, em simultâneo entre quatro cidades: Lisboa, Porto, Coimbra e Setúbal. A programa sugue depois para 15 outras cidades portuguesas e terá representação ainda no Brasil, em Angola e Moçambique.

A edição lisboeta – que ocupará salas no Cinema São Jorge, nos Cinemas UCI – El Corte Inglès e na Cinemateca Portuguesa – Museu do Cinema – vai incuir cerca de 50 filmes. Em destaque vai estar a cidade de Nápoles que será, de resto, “um dos focos do festival, onde é mostrada a cultura de um dos lugares mais icónicos do mundo, seja através do cinema, com destaque ao mítico Totò, da literatura, com foco no fenómeno literário Elena Ferrante, da música ou da gastronomia”, como avança hoje um comunicado da organização.

Em colaboração com a Cinemateca Portuguesa haverá ainda uma homenagem a Dino Risi, que vai incluir títulos como Il Sorpasso (A Ultrapassagem), I Mostri (Os Monstros) ou Profumo di donna (Perfume de Mulher).

No espaço dedicado à música haverá um concerto dos Spaghetti Fusion, “um coletivo internacional de músicos, colaboradores de importantes orquestras que adaptaram alguns dos temas musicais mais famosos do cinema italiano”, num alinhamento que passa por temas de Ennio Morricone, Nino Rota, Riz Ortolani, Armando Trovajoli, entre outros, com projeção simultânea de imagens num ecrã.

O festival exibirá longas e curtas-metragens de ficção ou documentário produzidas no último ano, e será uma vez mais dividida em várias secções: panorama (os grandes sucessos do ano), competitiva (sete obras de novos autores italianos que concorrem ao prémio de melhor filme do festival), altre visioni (uma série de filmes que surpreendem pela originalidade estética e experimentação) il corto (secção dedicada a curtas-metragens) e piccolini (constituída por uma mão cheia de filmes e atividades para os mais novos e organizada em parceria com o Festival de Animação Monstra).

Anúncios

1 Comment on Nápoles em destaque na 10ª edição da Festa do Cinema Italiano

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: