Crónicas de um mundo assombrado
Texto: NUNO GALOPIM
Com texto de Robert Kirkman (o criador de Walking Dead) e desenho Paul Azaceta, Outcast é um bom exemplo de como o universo dos comics está a alargar o seu espaço editorial entre nós. Lançada em 2014 pela Image Comics (casa de algumas das mais interessantes propostas editoriais desta área nos últimos anos), um primeiro volume (que junta os comics 1 a 6, originalmente lançados entre julho e dezembro de 2014) acaba de conhecer edição traduzida entre nós.
Com contornos próximos dos universos do terror, mas propondo uma trama elaborada, de evolução lenta, na qual cenários de uma América rural são palco para histórias de possessão demoníaca que envolvem como protagonista um jovem que detém raros poderes que começa aos poucos a descobrir e compreender. Nestes primeiros “capítulos” revela-se o mundo em volta do protagonista Kyle Barnes, figura algo alienada da sociedade e vista de soslaio por ser diferente pelo historial repleto de todo um universo de manifestações invulgares. Memórias familiares emergem em flashbacks, assim como aos poucos nos é dado a conhecer o espaço em seu redor, os estranhos acontecimentos que ali ocorrem, assim como a ameaça de uma figura bizarra que se aproxima e sugere trama mais adensada no volume seguinte.
A narrativa de Outcast vai neste momento já em 23 comics, 18 deles já reunidos em três volumes. Entretanto, e tanto pela dimensão do nome de Kirkman como pelo próprio impacte desta história, Outcast conheceu já uma adaptação ao pequeno ecrã. Uma primeira temporada foi apresentada em 2016 e uma segunda está em produção.
Deixe uma Resposta