Últimas notícias

Os microclimas de Porcelain Raft

Texto: NUNO GALOPIM

O terceiro álbum que o italiano Mauro Remiddi (residente em Nova Iorque) edita através do projeto Porcelain Raft vinca as características de um esteta sobretudo focado na cenografia que envolve canções que ainda refletem a sua relação com os terrenos da ‘dream pop’.

De berço italiano mas vida há muito tempo feita em Brooklyn (Nova Iorque), Mauro Remiddi apresenta um terceiro álbum através do projeto Porcelain Raft. Sem surpresas maiores face ao que antes nos mostrara já em Strange Weekend (2012) e Permanent Signal (2013), a sua música mantém uma ligação aos espaços da dream pop, apresentando o novo disco um conjunto de canções elegantes, tranquilas nos ambientes e de cenografias elaboradas, que exploram uma noção de espaço, criando palcos para o canto.

Se as palavras não parecem ser uma fonte maior de entusiasmo na música do projeto Porcelain Raft, já no labor plástico que as eletrónicas e guitarras desenham para cada canção surgem os argumentos que Mauro Remiddi realmente domina. Antes de gravar o disco o músico viajou por lugares que vão dos Barbados e Bali a Big Sur (na Califórnia). Observou, escutou, sentiu. E tirou conclusões.

Não que tenha feito depois de Microclimate um disco de viagens. Mas tal como as subtilezas com que os elementos e as sensações sublinham a ideia de diversidade e descoberta que encontramos nos espaços diferentes que visitamos, também aqui os sons definem caminhos que, sob uma voz comum, procuram levar-nos a outros lugares. As sugestões são discretas, devidamente arrumadas em arranjos nunca ásperos nem angulosos, definindo pequenos climas sempre ajustados às características de uma voz também pouco dada a impor a sua presença pela força. Os tais microclimas de que fala o título, certamente.

“Microclimate”, do projeto Porcelain Raft, está para já apenas disponível em plataformas digitais numa edição pela Volcano Field. ★★★

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: