Últimas notícias

Sob os ares quentes da Jamaica

Texto: NUNO GALOPIM

Três anos depois o regresso dos Thievery Corporation aos discos fazem-se em “The Temple of I I”, um disco que nasceu como sequela de uma residência jamaicana. Os ecos dessas vivências estão ali bem expressos.

Três anos depois de Saudade, os Thievery Corporation regressam aos discos com um álbum que nasceu durante uma temporada jamaicana (mais concretamente uma residência em Port Antonio. Talvez aí resida a primeira relação pela qual vários caminhos entre as músicas da Jamaica – do reggae e dencehall ao dub – ganhem aqui mais visibilidade conjunta do que num passado de uma discografia que, na verdade, nunca teve estas músicas longe das suas atenções.

A geografia (de espaço e de sons) que acolheu os músicos moldou assim um disco que, contudo, e salvo essa mais focada seleção de caminhos e referências, não se afasta muito do que é habitual nos Thievery Corporation, chamando vozes às canções que ganham forma num todo que se mostra coerente, embora na verdade poucas vezes mostrando momentos mais desafiantes (uma boa exceção, que justificaria mais pontaria neste sentido escuta-se em Fight to Survive, onde as rimas de Mr Lif caminham sobre uma paisagem que concilia maresia ambiente com eletrónicas mais angulosas).

Fazendo contas ao passado, tirando o belíssimo (e marcante) Sounds From The Thievery Hi-Fi de 1996 e os dois álbuns que se lhe seguiram, nunca mais os Thievery Corporation foram catalisadores de novas visões ou grandes surpresas. The Temple of I & I faz por isso mais um episódio coerente dentro do corpo da sua obra. E as cores e temperos da Jamaica até vincam em si mais marcas de uma identidade do que alguns dos seus discos mais recentes.

“The Temple of I & I” dos Thievery Corporation está disponível em LP, CD e nas plataformas em edição pela ESL

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: