Últimas notícias

Retratos de um planeta em risco

Texto: NUNO GALOPIM

Numa das melhores surpresas em discos chegadas em 2017 o novo álbum do projeto Teen Daze, do canadiano Jamison Isaak parte de pistas ‘ambient’ e de sugestões ‘dream pop’ para nos dar a ouvir um conjunto de olhares por um planeta que precisa da nossa atenção.

A diluição entre a noção de fronteiras tem caracterizado algumas das melhores surpresas discográficas dos últimos anos. E em Themes For a Dying Earth o canadiano Jamison Isaak mostra-nos como, a partir de um caldeirão primordial desenhado em regime “ambient” e sob piscares de olho aos terrenos da dream pop, pode nascer um disco que tanto aceita a canção como a deambulação instrumental como parte de um corpo comum que procura definir ao longo do alinhamento uma ideia. Em tempo usava-se mais o termo “concetual”…

O título abre pistas e, de facto, entre os temas que fazem o alinhamento deste seu sexto álbum, o projeto Teen Daze assina uma série de olhares sobre um planeta que, mesmo não estando moribundo como à partida se sugere, na verdade vive momentos de algo assombradas nuvens ameaçadoras sob uma política ambiental que transcende as fronteiras dos estados. Porque é coisa da esfera global.

Apesar do trabalho de arranjos que convoca as guitarras e um cuidado desenho das arquiteturas rítmicas (que não desejam nunca roubar protagonismos) é nos momentos em que aflora a alma “ambient” (essencialmente talhada a eletrónicas) que o álbum traduz o sentido de busca cénica que Jamison Isaak aqui procura desenhar. Ao escutar o belíssimo Anew (no qual Jon Anderson, que produziu o disco, toca pedal steel ou Water in Heaven (na linha de algumas das criações mais paisagístcas da dupla Jon & Vangelis) sente-se que, depois de uma inflexão indie pop no anterior Morning World (2015), e de arrumadas as buscas mais “saltaricas” de outrora Jamison encontrou nas pistas de Glacier (2013) um caminho que aqui depura e leva mais adiante naquele que é o seu melhor disco até aqui.

“Themes For a Dying Earth”, de Teen Daze, está disponível nas plataformas digitais numa edição da Flora. O disco tem uma prensagem limitada em vinil à qual podem aceder via Bandcamp. ★★★★

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: