Últimas notícias

O que fazer quando todo o mundo consegue ouvir o que dizemos?

Texto: JOÃO FERNANDES

No seu novo livro o historiador Timothy Garton Ash apresenta a sua defesa contra a degradação da comunicação global e pela manutenção do valor fundamental da livre partilha de opiniões.

Foto: Sue Taylor

O mundo está em tumulto, talvez mais do que alguma vez antes, mas o desarranjo é certamente suficiente para levar as pessoas a questionar o valor fundamental da liberdade para expressar ideias,atendendo ao perigo que elas representam em momentos como este em que vivemos e aos actos terríveis que foram feitos em seu nome no passado.

O historiador Timothy Garton Ash em Liberdade de Expressão: Dez Princípios Para Um Mundo Interligado apresenta a sua defesa contra a degradação da comunicação global e pela manutenção do valor fundamental da livre partilha de opiniões. Nos dez princípios que propõe confia a sua defesa da civilização contra aquilo que a tenta apagar: o silenciamento das diferenças e da discórdia. Se a maior maldição sobre o Homem foi lançada quando ele tentava construir a torre de Babel, também foi essa a sua maior bênção.

Timothy Garton Ash é historiador, académico em Oxford e Stanford e colaborador do The Guardian e na New York Review of Books. É enquanto colaborador da New York Review que aparece no filme Uma Discussão com 50 Anos, realizado por Martin Scorsese e David Tedeschi e recentemente estreado em Portugal. Na entrevista dada para esse documentário, Garton Ash mostra claramente a sua convicção de que as liberdades universais são a força com a qual se pode atingir uma coexistência pacífica no meio da infinita diversidade humana, e coloca-se contra aqueles que desejam construir muros à sua volta, isolando-se do resto do mundo.

LIBERDADE DE EXPRESSÃO: DEZ PRINCÍPIOS PARA UM MUNDO INTERLIGADO
Timothy Garton Ash
Temas&Debates-Círculo de Leitores
512 pp.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: