Últimas notícias

E as cores da pop iluminaram as canções de Jens Lekman

Texto: NUNO GALOPIM

Depois de editado o seu terceiro álbum Jens Lekman resolveu parar para pensar o caminho a seguir. Em 2015 começou a compor uma canção por semana, como se fosse um postal em busca de nova comunicação. E o resultado da demanda revela-se num novo disco brilhante.

Jens Lekman

Não será segredo nenhum recordar que álbuns brilhantes como When I Said I Wanted to Be Your Dog (2004) e Night Falls Over Kortedala (2007) fizeram do sueco Jens Lekman uma das maiores entre as primeiras revelações que o novo século colocou no mapa da música europeia. Depois do relativamente menos badalado I Know What Love Isn’t (2012) sentiu que era preciso parar para pensar o passo seguinte, escapando assim à rotina que obriga tantos à sucessão de ciclos nos quais a reinvenção e a novidade nem sempre encontram uma porta de entrada, como um comboio que abranda, mas afinal não para quando chega a uma estação e logo acelera para a seguinte… Resolveu então obrigar-se a escrever uma canção nova todas as semanas, enquadrando o processo de trabalho num projeto ao qual chamou “postcards”. Sim, postais…

Foi desse labor que nasceram as bases que lhe permitiram chegar a este quarto álbum não apenas com um belíssimo novo corpo de canções mas também com a materialização de uma outra vontade: a de explorar as potencialides de outros instrumentos e abordagens nos arranjos. E o resultado sente-se logo a uma primeira audição já que em Life Will See You em nada desaparece a voz frágil e cativante de outrora nem as marcas de personalidade que asseguravam desde o início a região demarcada de afirmação de identidade como autor (a sua melancolia natural ainda anda claramente por aqui), chegando de novo as cores que o sentido de descoberta de novas referências e timbres trazem às suas canções.

Há todo um novo quadro de referências agora em jogo, que vão desde um picar de olho (ou de ouvido) às steel bands em What’s The Perfume That You Wear (onde o contraste com um arranjo de cordas vinca a solidez dos diálogos aqui em jogo) até às franjas do disco e do funk com que Jens Lekman nos conta que, mesmo chegada de terra fria, a pop pode soar a coisa quente. E que boa música pop aqui escutamos!

“Life Will See You”, de Jens Lekman, está disponível em CD, cassete áudio e LP e também disponível em plataformas digitais em edição pela Secretly Canadian. ★★★★★

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: