A animação italiana sob o foco da 16.ª edição da Monstra
Texto: DIOGO SENO
Como em edições anteriores, há um país homenageado à volta do qual se organizam sessões, retrospectivas e exposições. Este ano, é a animação italiana que está sob foco, com alguns dos seus nomes mais sonantes presentes na programação.
Bruno Bozzetto, Enzo D’Alò e Gianluio Toccafondo serão alvos de retrospectiva, sendo que o primeiro é o tema do documentário Bozzetto non troppo, a exibir na secção Dokanim (dedicada à intersecção entre o cinema de animação e o documental) e o segundo vai estar presente no festival para uma masterclass. Mas haverá também três sessões de curtas-metragens da animação italiana contemporânea, um programa de história da animação curado pelo historiador Giannalberto Bendazzi e outro sobre a animação italiana mais recente curado pelo sonoplasta e historiador da animação Andrea Martignoni.
Na secção de competição de longas-metragens, o destaque vai para Ma Vie de Courgette, filme suíço nomeado para o Oscar deste ano e vencedor do prémio máximo no festival de Annécy o ano passado. Molly Monster, Window Horses, Revenge, 25 de Abril e Louise en Hiver completam esta secção.
A animação experimental será dada a ver através de doze curtas seleccionadas pela realizadora britânica Vera Bauer, ela mesma também alvo de uma retrospectiva nesta edição do festival.
Voltam a sessão Clipanim, com um conjunto de 14 vídeos de música animados escolhidos por Tim, o vocalista dos Xutos e Pontapés e a secção TerrorAnim, onde a animação se encontra com o género de terror em duas sessões especiais – a projecção de Fears in the Dark, filme colectivo que juntou conceituados autores de banda desenhada como Blutch, Charles Burns e Richard McGuire e a sessão de curtas Animalçoados.
Continuando a sua aproximação às crianças mais pequenas e às escolas, a Monstrinha organizou sessões de curtas-metragens e actividades várias para despertar o gosto dos petizes por esta arte e pelas suas possibilidades expressivas.
Em estreia este ano, a secção Monstra Triple X traz doze propostas de animação mais sensual, dirigida especificamente aos mais velhos.
Destaque ainda para os históricos Persepolis, de Marjane Satrapi e Vincent Paronnaud e Chronopolis, de Piotr Kamler, e a sessão especial de La Tortue Rouge, uma co-produção dos Studio Ghibli com realização do holandês Michael Dudok de Wit, também nomeada para o Oscar de Melhor Filme de Animação deste ano.
A Monstra decorre no São Jorge, Cinema Ideal e Cinema City Alvalade entre amanhã e o dia 26 de Março de 2017.
Conheça a extensa programação completa no site oficial do festival.

Deixe um comentário