Últimas notícias

Um encontro de épocas, com cenário mais a norte

Texto: NUNO GALOPIM

O trompetista Arve Henriksen e o trio Trio Mediaeval juntam-se em “Rímur”, um disco onde ecos de tradições medievais e da música folk nórdica se cruzam com os territórios da improvisação.

O que acontece quando se cruza um trio vocal habitualmente entregue a heranças musicais de tempos remotos com um trompetista habituado a caminhar entre mais recentes terrenos jazzísticos? Todos eles são noruegueses. Elas formam o Trio Mediaeval. Ele chama-se Arve Henriksen. Passaram, em várias ocasiões uns dias de verão, juntos, na região costeira de Dalsfjorden (sim, na Noruega) e, de um fascínio partilhado por velhas sagas islandesas, canções do folclore do grande norte, hinos religiosos e melodias para violino com história também naquelas zonas, nasceu este conjunto de canções pelas quais se cruzam não só as geografias da Islândia, Noruega e Suécia, mas também ressonâncias medievais e desafios de improvisação, criando um encontro de tempos e espaços que é tão sedutor e familiar como, ao mesmo tempo, intrigante e ousado. Eis… Rímur.

Anna Maria Friman, do Trio Mediaeval, explicou, a propósito deste seu sétimo disco, que a improvisação foi um elemento importante no contexto das músicas tradicionais nórdicas. Esse nem é de todo um desafio a que não estivessem já habituadas já que, apesar de terem dedicado parte da sua obra à exploração de repertório medieval monofónico e polifónico, têm mantido uma relação ativa com compositores contemporâneos, assim como um gosto em estabelecer parcerias com músicos de jazz. Nomes como os de Tord Gustavsen, Trygve Seim, Nils Økland ou Mats Eilertsen partilharam já anteriores projetos com este trio.

Henriksen tinha já colaborado antes com o Trio Mediaeval em atuações ao vivo e tanto o trompetista como as três cantoras (e também instrumentistas) participaram no recente disco de Sinikka Langeland The Magical Forest. Rímur, gravado há cerca de um ano na Himmelfahrtskirche, com produção do próprio Manfred Eicher, é a sua primeira colaboração em disco.

“Rímur”, do Trio Mediaeval e Arve Henriksen está disponível em CD numa edição da ECM Records.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: