Últimas notícias

Mário Cesariny homenageado hoje no CCB

O Centro Cultural de Belém assinala hoje o Dia Mundial da Poesia com uma programação que tem a figura de Mário Cesariny em grande destaque. Cinema, leituras, música, debates, num programa que se estende ao longo de toda a tarde.

Foto: Susana Paiva

O Centro Cultural de Belém assinala hoje o Dia Mundial da Poesia com uma programação que tem a figura de Mário Cesariny em grande destaque. Cinema, leituras, música, debates, num programa que se estende ao longo de toda a tarde.

Aqui fica o programa completo das atividades agendadas para sábado:

DIGA LÁ UM POEMA, na Sala Eugénio de Andrade
(14:30 – 15:00)
Leitura de Jorge Vaz de Carvalho, de dez poemas de Luís de Camões, Fernando Pessoa, Camilo Pessanha, António Nobre, Mário de Sá-Carneiro, Florbela Espanca, Marquesa de Alorna, Almeida Garrett, Antero de Quental e Cesário Verde. No final da sessão será oferecido ao público um CD com a gravação.
(15:00 – 18:00)
Leituras de poesia em voz alta num local organizado como um estúdio de gravação no qual o público é convidado a dizer os seus poemas favoritos ou de sua autoria. As filmagens são posteriormente exibidas num ecrã junto à Sala de Leitura.

CASA PIA DE LISBOA EVOCA MÁRIO CESARINY, na Sala Sophia de Mello Breyner Andresen
(14:30 – 15.39)
Alunos da Casa Pia de Lisboa leem a poesia de Mário Cesariny e executam peças de M. Ravel, G. Händel e J. S. Bach, sob a direção de Hugo Ribeiro.

MÁRIO CESARINY DE COR E SALTEADO, no Centro de Reuniões
(14:00 – 19:00)
Em colaboração com a Fundação Cupertino de Miranda, detentora de um importante e representativo acervo de arte do surrealismo português, apresentam-se obras de arte da coleção de Mário Cesariny.

MÁRIO CESARINY DITO POR DIFERENTES PERSONALIDADES, na Sala Fernando Pessoa
(15:00 – 18:00)
Com Coordenação de José Fanha e Pedro Lamares, contando com as presenças de André Gago, Catarina Santiago Costa, Elisabete Caramelo, Fernando Pinto do Amaral, Filipa Leal, Gilda Nunes Barata, José Jorge Letria, Helena Vasconcelos, José Anjos, Mafalda Viana e Marcello Urgeghe

CONCURSO FAÇA LÁ UM POEMA – ENTREGA DE PRÉMIOS, na Sala Sophia de Mello Breyner Andresen
(16:30 – 18:00)
Concurso de poesia dirigido a escolas do 1.º Ciclo ao Secundário. Partindo do universo burlesco-circense de Mário Cesariny, encena-se a leitura dos poemas vencedores acompanhados por um pequeno saxofonista, uma cravista despenteada, uma violoncelista cantora, uma bailarina cabeça de cavalo e ainda dois superatletas especialistas em lançar poemas ao universo.

CONVERSA SOBRE MÁRIO CESARINY, na Sala Luís de Freitas Branco
(15:30 – 16:30)
Estarão presentes João Soares (deputado), José Manuel dos Santos (escritor), Manuel Rosa (escultor e seu editor), Ilda David (pintora) e Elísio Summavielle (presidente do CCB).

BIG BAND JUNIOR CONVIDA RITA MARIA
, no Pequeno Auditório
(16:00 – 17:00)
Além do repertório habitual da Big Band Júnior (BBJ), a orquestra apresenta quatro novos temas, compostos por músicos portugueses e com letras em português: um soneto de Fernando Pessoa com música de Rita Maria, um tema de Afonso Pais com letra de JP Simões, e duas encomendas, uma à jovem cantora Nazaré da Silva, que escreveu o poema para um tema de Carlos Bica, e outra ao cantautor Pedro Esteves, que escreveu a letra para uma composição de João Godinho.
(Entrada gratuita, mediante apresentação de bilhete. Bilhetes disponíveis a partir das 16:30 do próprio dia na bilheteira CCB, num máximo de 4 bilhetes por pessoa)

ORQUESTRA SINFÓNICA JUVENIL TRIBUTO A MÁRIO CESARINY, no Grande Auditório
(18:00 – 19:30)
Cesariny estudou música e tocava piano. Neste concerto, ouve-se música de que gostava. A abertura de Tristão e Isolda, de Wagner, de que fala numa carta ao poeta Alberto Lacerda. O Concerto para Piano e Orquestra de Grieg, que acompanhava no piano de casa, com o disco a rodar no gira-discos. As valsas de Erik Satie, a quem dedicou um poema homenagem. E, em estreia mundial, uma composição de Cristopher Bockmann, feita a partir de versos de Cesariny.
(Entrada gratuita, mediante apresentação de bilhete. Bilhetes disponíveis a partir das 16:30 do próprio dia na bilheteira CCB num máximo de 4 bilhetes por pessoa)

DEBATE POESIA LATINO-AMERICANA, na Sala Almada Negreiros
(15:00 – 17:30)
Inclui uma sessão de leitura, pela voz de Carlos López Degregori, Olvido Garcia-Valdés, Nuno Júdice, Jaime Siles, Rosa Alice Branco e Fernando Pinto do Amaral, entre outros, e convida algumas personalidades para lerem os seus poemas favoritos.

POEMA – COLAGEM de HOMENAGEM A MÁRIO CESARINY, no Foyer Almada Negreiros
(14:00 – 19:00)
Uma vídeo-instalação que capta Cesariny em mais um registo único, um retrato maior de um poeta que Miguel Gonçalves Mendes deu a conhecer em Autografia.

“AUTOGRAFIA”, na Sala Luís Freitas Branco
(17:00 – 18:30)
Documentário de Miguel Gonçalves Mendes

E para os mais pequenos:

HOMEM DO SACO, no Foyer Sophia de Mello Breyner Andresen
(14:30 – 18:30)
Oficina experimental de tipografia de caracteres móveis para crianças e famílias. Explorando duas áreas de impressão e uma área de colagem e acabamento, os participantes vão poder imaginar, conceber e criar folhetos ou cadernos de quatro folhas com composições inspiradas na Antologia do Cadáver Esquisito, reunida por Mário Cesariny.

OFICINA / GARAGEM SUL
URBEM
EXQUIS Sala Maria Helena Vieira da Silva
Sala Amadeo de Souza-Cardoso
(14:30 – 17:30)
Oficina que vai recuperar o método cadavre exquis, um processo de criação coletivo do movimento surrealista que subvertia o discurso literário convencional criando poemas inusitados, e que Mário Cesariny celebrou na sua obra Antologia do Cadáver Esquisito. Este método estendeu-se a jogos de expressão plástica que serão utilizados nesta oficina de arquitetura, onde os participantes irão criar uma cidade (urbem) pouco convencional.

E depois há ainda…

MERCADO DA PRIMAVERA, no Caminho Pedonal
(14:00 – 19:00)

FEIRA DO LIVRO DE POESIA, na Receção Centro de Reuniões
(14:00 – 19:00)

ESPAÇO INCM, no Corredor Sala Fernando Pessoa
(14:00 – 19:00)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: