Últimas notícias

Filme sobre negacionismo abre a quinta edição da Judaica

Texto: NUNO GALOPIM

O negacionismo do Holocausto é o tema do filme Negação (Denial, no original), de Mick Jackson, que hoje abre a quinta edição da Judaica – Mostra de Cinema e Cultura. Com os nomes de Rachel Weisz, Timothy Spall e Tom Wilkinson no elenco, o filme recorda factos reais relacionados com a vida de Deborah Lipstadt, escritora e historiadora norte-americana nascida em 1947 e que, na década de 90, foi nomeada por Bill Clinton para chefiar o conselho do Museu Memorial do Holocausto dos Estados Unidos.

Em Negação é evocada a luta que Deborah (interpretada por Rachel Weisz) travou em tribunal em defesa da verdade histórica quando o negacionista do Holocausto, David Irving, a processou por difamação. O filme passa às 21.00 horas na Sala 1 do Cinema São Jorge (Lisboa), antecedido pela projeção de Türelem, uma curta-metragem de László Nemes, realizador húngaro que assinou o filme O Filho de Saúl, que em 2016 passou pelas salas de cinema portuguesas.

O filme será o mote para um debate a realizar amanhã, pelas 19.00 horas na Sala 2 do Cinema São Jorge. Negacionismo, pós-verdade: defender o indefensável? contará com as presenças dos convidados Esther Mucznik (estudiosa de questões judaicas e autora), Pedro Aires Oliveira (diretor do Instituto de História Contemporânea da Universidade Nova de Lisboa) e Renato Barroso (juiz). A moderação estará a cargo de Cláudia Ninhos, investigadora no Centro de História d’Aquém e d’Além-Mar (UNL).

Negação assinala o arranque desta edição que decorre em Lisboa até dia 2 de abril (domingo), seguindo-se extensões em Cascais (de 6 a 9 de abril), Belmonte (5 de maio a 6 de junho) e Castelo de Vide (12 de maio a 10 de junho).

O programa desta edição desta mostra de cinema e cultura inclui uma especial atenção para o humor com filmes como como Jerry Lewis – O Homem Por Detrás do Cómico, de Gregory Monoro e A Guerra dos 90 Minutos, de Eyal Halfron, um mockumentary sobre um jogo de futebol entre israelitas e palestinianos realizado em Portugal.

Podem ver aqui o programa completo.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: