Últimas notícias

Boulez homenageado por um velho amigo

Texto: NUNO GALOPIM

A Wesr-East Divan Orchestra fundada por Daniel Barenboim, e que junta músicos de vários países do Médio Oriente, apresenta em disco uma seleção de obras do compositor francês Pierre Boulez.

Uma longa amizade e sentido de cumplicidade foi cruzando por diversas vezes, ao longo dos anos, os caminhos de Pierre Boulez e Daniel Barenboim. A história conjunta de ambos começou em 1964 quando o argentino foi o pianista solista quando o francês dirigiu o Concerto para Piano Nº 1 de Bartók na nova Philharnonie, em Berlim. O programa incluía Doubles, de Boulez, pelo que logo ali se definia um encontro não apenas do pianista com um maestro, mas também com a sua faceta como compositor. Depois de vários encontros, alguns anos mais tarde, Boulez seria o primeiro maestro convidado para dirigir a West Eastern Divan Orchestra, uma orquestra que, com sede em Sevilha, tenta transcender as tensões políticas no médio oriente ao integrar músicos do Egito, Irão, Israel, Jordânia, Líbano, Palestina, Síria, além de, naturalmente, de Espanha.

De dois concertos da West-East Divan Orchestra, sob direção de Barenboim dedicados à música do compositor e maestro francês – um nos BBC Proms, outro na noite de celebração dos 85 anos de Boulez e na qual o músico dirigiu ele mesmo o seu icónico Le Marteau Sans Maître – surge este disco de homenagem. Em dois CD junta-se uma seleção representativa de várias etapas da escrita de Boulez, das visões dessa mítica obra dos anos 50 que ajudou a refletir sobre alguns dos caminhos pelos quais música contemporânea então seguiu, a peças mais recentes como Anthèmes 2 (obra para violino e eletrónicas de 1997) ou Derive 2 (peça orquestral de 1988, aqui num arranjo de 2009).

“Hommage à Boulez”, pela West-East Divan Orchestra, sob direção de Daniel Barenboim, é uma edição em 2CD pela Deutsche Grammophon e está também disponível nas plataformas digitais.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: