Últimas notícias

Deliciosos sabores pop no regresso dos Soulwax

Texto: NUNO GALOPIM

Figuras tutelares nos espaços da música de dança deste início de século, os belgas Soulwax editam o seu primeiro novo ‘set’ de canções inéditas em mais de dez anos, num disco que assimila algumas heranças maiores dos universos da música pop feita com eletrónicas.

Se é verdade que não deixaram de andar por aí assinando DJ sets, remisturas e trabalhos de produção, há muito que não ouvíamos música nova dos irmãos Dewaele (e seus ocasionais comparsas) num disco seu assinado como Soulwax. E mais de uma década depois do díptico Any Minute Now / Nite Versions (o segundo era um olhar remisturado sobre o primeiro), eis que apresentam em From Deewee um novo (e muito saboroso) disco de temas originais.

Há uma aura Kraftwerkiana a habitar desde logo a medula dos acontecimentos, que parte do assumir do nome do seu estúdio (Deewee, em Gante, na Bélgica) como entidade maior logo no título do álbum ao evidente minimalismo robótico de Conditions of a Shared Belief (tema que nos transporta para memórias dos tempos de um Trans Europe Express), isto sem esquecer o próprio dispositivo cénico no qual apresentaram, no ano passado, o espetáculo Transient Program For Drums and Machinery do qual este álbum é uma direta consequência.

Tal como o fizeram em palco em 2016 os Soulwax chamam aqui o trabalho de três bateristas, do confronto entre o geometrismo das programações e o músculo humano das percussões nascendo uma música que parte dessa matriz kraftwerkiana para respirar depois caminhos mais comuns aos entretanto percorridos por grandes estetas da canção feita com eletrónicas, dos Depeche Mode (My Tired Eyes é delicioso Martin Gore vintage) aos Hot Chip, entre diversas outras referências, evitando (o que é bem interessante) mais evidentes flirts hardfloor à la Daft Punk, como que dizendo que fica talvez para um possível disco de remisturas esse mergulho, mais adiante, na pista de dança.

Para já há canções. Belas canções, arrumadas como num plano de sequência, gravadas (supostamente) num take único. Como que a trazer para o estúdio o dinamismo que o palco dá às coisas. Podem não estar na linha da frente da mais vanguardista invenção eletrónica face ao que fizeram noutros tempos. Mas dão-nos aqui um saboroso set de novas canções. “Machinery is the answer”, dizem a dada altura na letra da canção que dá título ao disco. Pois parece boa resposta à pergunta: e que tal novas canções? Pois aqui as temos. E que saborosas são!

“From DeeWee”, dos Soulwax, está já disponível em CD e nas plataformas digitais numa edição da PIAS, distribuída entre nós pela Edel. ★★★★

A partir de 9 de junho estará disponível uma edição em 2LP, com uma capa diferente.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: