Últimas notícias

E depois do ‘disco sound?, o que se ouve e dança?

Texto: NUNO GALOPIM

Editados entre 1981 e 1982 os dois primeiros álbuns dos Imagination partem de heranças do ‘disco’ para, entre ingredientes escutados na ‘soul’, ‘funk’ e no emergente ‘eletro’ encontrarem algumas das melhores canções que davam vontade de dançar entre as que se escutaram na alvorada dos oitentas.

Valha-nos o mapa de reedições para que, de vez em quando, entre milhentas memórias por vezes esquecidas, acabemos a reencontrar pequenos tesouros que sabe bem voltar a ouvir. Trio londrino surgido em 1980 os Imagination foram uma das mais saborosas fontes de acontecimentos com sabor a herança do disco num tempo em que se vivia a ressaca da expansão global do género e algumas das suas experiências já com azeite da loja-dos-300 tinham levado as atenções a seguir outros destinos. Juntando ingredientes soul e funk a essa mesma genética e acrescentando marcas de contemporaneidade electro, apresentaram-se em 1981 ao som de Body Talk e, durante uns dois anos, a sua música talhou algumas das melhores ideias num espaço que tanto servia os DJ de rádio como as pistas de dança. Em boa altura os seus dois primeiros álbuns são agora reeditados.

De 1981 o álbum de estreia Body Talk revela um programa de intenções, juntando ao tema-título e a Flashback (singles de grande impacte popular) algumas faixas mais exploratórias como, por exemplo, Burnin’ Up (que antevê caminhos que a italo house e o acid jazz seguiram uns anos depois numa estrutura que acolhe depois uma evidente herança do disco sound) ou meras variações em torno das ideias lançadas nos singles. In The Heat Of The Night, de 1982, é um disco mais focado na construção de canções segundo uma linha ainda comum à lançada pelo álbum de estreia, todavia com mais evidentes sinais de assimilação das eletrónicas emergentes (do eletro a sinais pioneiros do hi-nrg). No seu todo, revela um alinhamento mais apetitoso, não só nos singles de maior visibilidade Music and Lights e Just and Illusion, mas num conjunto coeso que faz deste o álbum mais representativo da assinatura de identidade dos Imagination.

“Body Talk” ★★★ e “In The Heat Of The Night” ★★★★ dos Imagination estão disponíveis em reedições em CD e nas plataformas digitais num lançamento pela Wagram.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: