Últimas notícias

Algumas peças para ver na exposição Cosmos Discovery (1)

Seleção e textos: NUNO GALOPIM

Uma rara oportunidade para vermos em Lisboa objetos reais e réplicas de peças ligadas à história da aventura espacial. Vamos aqui apresentar alguns desses elementos que chamam a atenção ao visitante. O de hoje, por exemplo, data de 1961…

Junto à gare fluvial de Belém, uma grande tenda branca leva-nos de Lisboa para o espaço… Inaugurada há poucos dias, contando com objetos reais e algumas réplicas, fazendo um total de cerca de 200 peças, a exposição Cosmos Discovery é uma oportunidade rara para contactarmos de perto com memórias da história da aventura espacial…

Aqui ficam alguns exemplos do que ali podemos encontrar… Vamos apresenta-los aos poucos, um a um..

Freedom 7
Mesmo no centro da primeira sala que vemos ao entrarmos na exposição está uma réplica da cápsula Freedom 7, aquela na qual Alan Shepard protagonizou o primeiro voo tripulado do programa espacial norte-americano (os russos venceram essa corrida, levando antes ao espaço o cosmonauta Yuri Gagarin). Foi a 5 de maio de 1961, num voo sub-orbital de apenas 15 minutos, mas que inaugurou de forma auspiciosa o projeto Mercury, o primeiro conjunto de missões tripuladas por seres humanos lançado pela Nasa. O foguetão foi lançado de Cabo Canaveral, na Florida e caiu no mar, perto das Bahamas, onde o astronauta foi recolhido. A réplica que vemos na exposição permite olhar para o interior da cápsula. Na mesma sala estão alguns objetos reais com memórias do projeto Mercury, nomeadamente uma nota e moedas que o astronauta Virgil Grissom levou a bordo da Liberty Bell 7, a 21 de julho de 1961, no segundo voo tripulado norte-americano. Tal como a cápsula deste segundo voo a nota e moedas ficaram no fundo do mar até que ali foram recuperadas em 1999.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: