Últimas notícias

Ainda há justiceiros no Oeste dos nossos dias

Texto: NUNO GALOPIM

“Hell or High Water – Custe o que Custar!” foi um dos melhores filmes que este ano encontrámos na corrida aos Óscares. Chega agora ao DVD e VOD para nos permitir um reencontro com uma história atual mas plena de ecos de heranças do ‘western’ que, assim, se continua a renovar.

Das visões historicamente mais próximas dos imaginários do “faroeste” como em O Atalho (2011) de Kelly Reichardt, a narrativas do quotidiano no presente como as que vimos nas Histórias de Caçadeiras 2007) de Jeff Nichols (com ação que decorre no Arkansas rural) os espaços da América profunda – que associamos muitas vezes no cinema aos espaços do western – têm conhecido recentemente importantes novos espaços de reflexão e de busca de novos pontos de vista. E Hell or High Water – Custe o que Custar!, de David Mackenzie, é outro magnífico exemplo desta mesma vontade em regressar a espaços comuns e a matérias primas de ficção semelhantes, embora por caminhos diferentes. E bem atuais.

Naquele que era um dos melhores filmes entre a lista daqueles que este ano disputavam os Óscares, Hell or High Water – Custe o que Custar! junta vários ingredientes históricos do western: irmãos como protagonistas (ou seja, vincando o papel da família como unidade de apoio em terreno eventualmente agreste), um ex-condenado, um percurso em busca de justiça, roubos a bancos cometidos em pequenas cidades e um agente da autoridade que tenta travar quem os comete… É contudo no plano das motivações que conduzem os dois irmãos (interpretados por Chris Pine e Bem Foster) a praticar os assaltos que o argumento começa por desenhar uma história de incrível solidez narrativa, daquelas que só nos dão pistas à media que vamos saboreando a evolução das cenas.

Ao soberbo trabalho de escrita junta-se a força de um elenco onde sobressai um brilhante Jeff Bridges (o polícia). E, depois, um trabalho de realização notável que sabe integrar a vastidão do espaço em volta no contexto, sublinhando a magnífica direção de fotografia e uma soberba banda sonora de Nick Cave e Warren Ellis elementos adicionais que fazem deste um dos grandes filmes do ano. E é um western? Sim, embora diferente, contudo partilhando muito das heranças de espaços e de histórias comuns.

“Hell or High Water – Custe o que Custar!”, de David Mackenzie, está disponível em DVD e nas plataformas de VOD, num lançamento da Zon.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: