Últimas notícias

Máquinas saborosas

Texto: NUNO GALOPIM

“Electric LInes” é o segundo álbum a solo de Joe Goddard e revela, num alinhamento feito em regime eletrónico e de luminosidade pop, alguns dos mais saborosos momentos vindos do espaço criativo dos elementos dos Hot Chip nos últimos anos.

Os Hot Chip foram uma das mais entusiasmantes fontes de singles pop com apelo dançável editadas na segunda metade da primeira década do século. Há já algum tempo que não nos têm dado a escutar peças do calibre de um Ready For The Floor, Over and Over ou I Feel Better e, sobretudo depois do álbum de 2009 One Life Stand os seus caminhos têm estado cruzados entre exercícios de manutenção como banda e as experiências a solo dos seus dois mais reconhecidos protagonistas. Alexis Taylor tem vindo a explorar caminhos algo afastados daqueles que trilha via Hot Chip, procurando sobretudo os espaços da balada e de relacionamento com o piano. Joe Goddard, por sua vez, manteve as eletrónicas sempre em destaque na sua ementa, quer num primeiro álbum a solo em 2009 quer nos dois discos que, depois, lançou integrado na dupla The 2 Bears. Electric Lines devolve-o agora a um espaço de trabalho em nome próprio. E, embora convoque colaborações para algumas das canções (entre as quais a do parceiro de banda Alexis Taylor, que ouvimos na canção-título), faz deste disco o melhor sucessor das pistas que os Hot Chip perseguiam nos seus dias mais inspirados.

O clima é pop, as ferramentas são eletrónicas e o pé bate o ritmo com gosto pela house. Mas depois dos temperos mais R&B de Ordinary Madness, gospel de Lose Your Love e de mais denso funk que escutamos em Home, o álbum abre a porta a alguns episódios de travo space disco que, mesmo afastando o gume dos acontecimentos do espaço da canção, acabam por revelar os instantes mais saborosos de um alinhamento que é versátil sem contudo se perder em devaneios para além de uma zona de trabalho com epicentro bem definido. Sem dúvida estão aqui alguns dos melhores momentos da vida pós-2009 vindos do universo Hot Chip e seus missionários.

“Electric Lines”, de Joe Goddard, está disponível em LP, CD e nas plataformas digitais em edição da Domino Records ★★★★

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: