Últimas notícias

Dar novos futuros ao futuro

Texto: GONÇALO COTA

A sétima edição do Concerto Por Um Novo Futuro, que tem como objetivo angariar donativos para a Associação Novo Futuro – que, desde a década de 90, colabora com crianças e jovens em risco social institucionalizadas – homenageando o imenso espólio musical de Jorge Fernando. J

Foto cedida pela Bluegazine

Os 40 anos não são os novos 20. São, sim, um momento de contemplação que advém de uma certa maturidade artística como há poucos. Pelo menos assim que se pode sintetizar a fase de carreira do cantor, compositor, guitarrista Jorge Fernando, que começa no fascínio que tinha pelo fado de Fernando Maurício e que emerge, pouco depois, como um dos acompanhantes de Amália Rodrigues.

As comemorações são feitas em rejubilação plena: regressa ao Festival da Canção, como autor da canção Ao Teu Olhar cantada por Beaa, depois de ter participado em 1985 com Umbadá, que, apesar de não ter ganhado essa edição, cimentou-se no imaginário do Festival e, além do mais, lançará no final do ano, um álbum de originais que conta com participação de António Zambujo e do filho.

O essencial do concerto foi mostrar que a sua música, que conta com mais de 800 composições, pode adaptar-se facilmente a texturas e sonoridades produzidas no panorama musical português: o hip hop com Sam The Kid (também ele experimentou misturar hip hop com Carlos Paredes e Amália), num dueto com um mensagem política clara contra a pobreza a exclusão social, ou Agir, que o acompanhou numa versão de Rumo ao Sul, passando pelo soul e pelo R&B dos Expensive Soul e de Virgul + Dino D’Santiago. Não se esqueceu, obviamente, da versatilidade da história e dos motivos do fado, unindo passado e presente com Camané, Ana Moura e Fábia Rebordão.

Apesar do revivalismo do alinhamento, que invocou grandes sucessos como Boa Noite Solidão ou Desespero, passando pela Chuva que compôs para o primeiro álbum de Mariza, Fado em Mim, Jorge Fernando lembrou-nos constantemente que o futuro não terminou naquela noite.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: