Últimas notícias

De Berlim para Nova Iorque

Texto: NUNO GALOPIM

Dois anos após “In Rememberance” Delia Gonzalez apresenta no seu novo “Horse Follows Darkness” um conjunto de retratos mais próximos de várias frentes da cultura pop através dos quais desenha as sensações do reencontro com solo americano.

Com origens cubanas e norte-americanas, e uma história de vida que a vez caminhar pelos últimos anos entre Berlim e Nova Iorque, Delia Gonzalez apresenta no seu segundo álbum em nome próprio um conjunto de quadros instrumentais que refletem sobre o processo de regresso da Alemanha e consequente inicio de uma nova etapa de vida do outro lado do Atlântico. Ao falar do seu reencontro com Nova Iorque explicou que sentiu que passara por experiências que comparou à estranheza do que, em tempos, muitos terão vivido durante a descoberta do faroeste. E são essas sensações, que a música assimila e transforma em paisagens com a qualidade de música para cinema, o que escutamos em Horse Follows Darkness, um álbum com pouco mais de meia hora de duração, mas feito de um concentrado de acontecimentos.

Tal como no anterior In Rememberance o disco destaca a presença do piano, mas junta a essa voz protagonista outras presenças e discursos, integrando várias linguagens mais próximas da cultura pop/rock alternativa e de caminhos diversos da música de dança (embora sem ter nunca a pista como destino em vista). E se em Hidden Song o fulgor (nunca estridente) das guitarras assinalam todo um quadro de referências que associamos à cultura pop/rock nova-iorquina, já Roulette define outros episódios de exploração com base num fraseado para piano que evoca as escolas minimalistas. Os cinco percursos que o álbum revela são todos eles instrumentalmente versáteis, abrindo cada um uma frente de descoberta… E assim se faz esta viagem de reencontro que afinal tem tanto de estranheza como de familiaridade, e que termina em Vesuvius, num terreno que evoca as explorações eletrónicas de Giorgio Moroder na segunda metade dos anos 70. Entre a Alemanha e Nova Iorque, precisamente…

“Horse Follows Darkness”, de Delia Gonzalez, está disponível em LP, CD e nas plataformas digitais, num lançamento da DFA Records. ★★★

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: